Azul celebra quatros anos de operação do hangar de manutenção de aeronaves

Desde a inauguração, foram realizados 104 heavy checks, manutenções de alta
complexidade, além de 469 paradas especiais e checks menores executadas 24 horas
por dia, sete dias por semana

A Azul celebra neste sábado (23) quatro anos de operação do seu hangar em Viracopos, Campinas. Durante esse período, o espaço se estabeleceu como referência em manutenção com uma capacidade produtiva que se aproxima de 45 mil horas por mês.   

Desde a inauguração, foram realizados 104 heavy checks, ou seja, manutenções de alta complexidade, além de 469 paradas especiais e checks menores executadas 24 horas por dia, sete dias por semana.   

Para manter a estrutura em funcionamento, o hangar emprega 650 tripulantes, como são chamados todos os profissionais que atuam na Azul. Desses, 430 trabalham diretamente na manutenção de aeronaves, enquanto o restante integra as equipes de apoio, o que inclui infraestrutura, segurança, publicações, GSE, ferramentaria, almoxarifado, melhoria contínua, qualidade, segurança do trabalho,
sustentabilidade, redelivery, engenharia e planejamento.   

Além das atividades de manutenção, o complexo dispõe de um pátio de manobras, áreas de abastecimento e lavagem de aeronaves. O local tem também 13 oficinas especializadas, incluindo as de motores, baterias, oxigênio e equipamentos de emergência. Em quatro anos foram liberadas das oficinas mais de 13.627 rodas e freios e 1.209 freios.  

Centro de inovação

De acordo com a Azul, o hangar de Viracopos passou a ser um centro de inovação, onde as ideias dos tripulantes são estruturadas para posterior implantação. Em nota, Flávio Costa, vice-presidente técnico da Azul, declarou que “nos últimos quatro anos, o hangar se consolidou também como um símbolo do compromisso da Azul com a segurança, eficiência e inovação.

A Azul informa que os hangares Viracopos e Pampulha, em Minas Gerais, receberam a certificação EASA (European Aviation Safety Agencypara serviços em aeronaves e oficinas. Trata-se de uma das mais respeitadas certificações de qualidade na indústria de aviação.

Certificação

A celebração acontece uma semana após a Azul TecOps, unidade de negócio da Azul criada em abril de 2023 para fornecer serviços de manutenção para outras empresas, obter a certificação também concedida pela EASA para atender companhias da União Europeia em serviços de manutenção de aeronaves e componentes. De qualquer maneira, a Azul infirma que a aprovação, que tem validade de dois anos com possibilidade de renovação, reforça o conhecimento operacional e know-how técnico da Azul, especialmente no hangar de Campinas.

LEIA MAIS

Azul Cargo espera manter o ritmo de crescimento no Brasil e exterior em 2024
Azul anuncia compra de sete A330neo para voos internacionais
Conheça as cargas mais inusitadas transportadas pela Azul Cargo

Veja também

Por