Pedágio sem cancela terá cinco novos pontos nas rodovias do Rio Grande do Sul

Para que os motoristas estejam atentos aos pontos de cobrança, nos locais dos pórticos, há placas de sinalização indicando a proximidade do pedágio free flow

A Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (9) uma audiência pública para discutir a implantação do sistema de pedágio automátoco, também conhecido como free flow, nas rodovias brasileiras. O debate foi realizado a pedido do deputado Hugo Leal (PSD-RJ) e contou com a participação de representantes dos setores público e privado.

O pedágio automático sem cancela, conhecido como free flow (fluxo livre) terá mais cinco novos pontos a partir do próximo dia 30, nas rodovias do Rio Grande do Sul administradas pela concessionária CSG. Conforme a empresa, as cobranças das tarifas serão nos dois sentidos.

Os pórticos de cobrança eletrônica sem cancelas estão localizados na ERS-122, nos km 4,6 (São Sebastião do Caí), 45,5 (Farroupilha) e 151,9 (Ipê), no km 30,1 da ERS-240 (Capela de Santana) e no km 6,5 da ERS-446 (Carlos Barbosa). Com a mudança, a antiga praça de pedágio em Portão (km 0 da ERS-122) será desativada às 23h do dia 29 de março (sexta-feira).

Como pagar o pedágio de fluxo livre?

Após a passagem pelo freeflow, os motoristas têm até 15 dias para pagar a tarifa, por meio de tag (adesivo eletrônico colado no para-brisas), no aplicativo “CSG FreeFlow”, pelo site www.freeflow.csg.com.br ou nas cinco bases de atendimento ao cliente da concessionária, na ERS-122, RSC-453 e ERS-240. A companhia não emite boleto para pagamentos.

Para que os motoristas estejam atentos aos pontos de cobrança, nos locais dos pórticos, há placas de sinalização indicando a proximidade do pedágio free flow, valores e formas de pagamento, além de painéis digitais em cima das estruturas de cobrança automática com mensagens variadas.

Desconto          

Os veículos que passarem pelos pórticos free flow poderão ter até 20% de desconto. Qualquer meio de transporte, inclusive caminhões, cadastrado previamente no aplicativo “CSG FreeFlow”, no site ou que utilize tag válida terá redução de 5% no valor da tarifa, independente da frequência no trecho. Já o desconto progressivo, que chega a até 20%, é dado a veículos de passeio e motos, que passam por um mesmo pórtico, no mesmo sentido em um mesmo mês. O desconto é válido quando pago dentro do prazo de 15 dias e não é acumulativo de um mês para outro.

O que acontece se não pagar

Caso o valor da tarifa não seja quitado em até 15 dias após a passagem pelo sistema, o proprietário do veículo perde o direito aos descontos que já tenha adquirido e receberá uma multa por não pagamento de pedágio, considerada infração grave. A penalização acarreta o pagamento de R$ 195,23 ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Governo do Estado, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O pagamento da multa também não quita o saldo devedor com a concessionária, que pode acarretar ao valor juros e na inclusão do nome negativado do proprietário do veículo em órgãos de cobrança, como Serasa e SPC.

Redução de custos

Segundo um estudo da Sem Parar Empresas, que oferece meios de pagamentos automáticos em todo o Brasil, assim que os testes com o pedágio free flow iniciaram no Brasil, no início de 2023, concluiu-se que o sistema sem paradas pode gerar economia para um caminhão de cerca de 800 mililitros de diesel. Isso equivale a R$ 5, ao passar por um pórtico automático.

Na época, a empresa explicou que esse resultado é possível porque não é preciso fazer paradas e reduzir a velocidade. O motorista pode passar direto pelos pórticos. Há ainda redução do desgaste das peças do caminhão. Ou seja, veículo que não precisa parar e, assim, usa menos o freio e faz menos trocas de marcha. De acordo com a Sem Parar, há também otimização do tempo.

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