A Ulstein, especializada em projeto, construção e fornecimento de embarcações avançadas para uma variedade de aplicações marítimas, anunciou o lançamento do SX232, um novo navio subaquático projetado para atender às crescentes necessidades do mercado de energia offshore. De acordo com a empresa, o navio combina inovação e versatilidade com redução de emissões.
O SX232 foi projetado para servir tanto ao mercado eólico offshore, para instalações flutuantes e fixas, quanto ao mercado de petróleo e gás offshore. Seu design foi baseado em três princípios fundamentais, sendo um casco otimizado inspirado no ULSTEIN TWIN X-STERN, sistema inteligente de energia e propulsão, para minimizar o consumo de energia durante operações de DP, e um sistema integrado de recuperação de energia que utiliza todo o calor residual nos sistemas de máquinas.
Além disso, a empresa garante que o navio atenderá às necessidades futuras, o que inclui opções de combustível versáteis e um sistema de armazenamento de energia em bateria para picos de demanda.
Com capacidade para acomodar 130 pessoas, o ULSTEIN SX232 tem dois hangares para veículos operados remotamente e um moonpool (abertura no convés que permite acesso direto ao mar) na parte traseira do bloco de acomodação. Seu convés plano de mais de 2.000 m² aumenta a adaptabilidade do navio, o que permite múltiplas configurações operacionais para diversas tarefas marítimas.
LEIA MAIS
DP World recebe o primeiro navio porta-contêineres movido a GNL no porto de Santos