Hidrovias do Brasil e Rumo iniciam parceria para transporte de fertilizantes em Santos

O projeto é uma resposta à demanda aquecida por fertilizantes no País. Uma pesquisa da Mordor Intelligence mostrou que o Brasil abosrverá US$ 35,78 bilhões neste ano

A Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, e a Rumo, concessionária de ferrovias, iniciaram parceria para desenvolver logística integrada no transporte de fertilizantes em Santos, São Paulo.

De acordo com as empresas, o projeto é uma resposta à demanda aquecida por fertilizantes no País. Uma pesquisa da Mordor Intelligence mostrou que o Brasil abosrverá US$ 35,78 bilhões neste ano. Até 2030, o valor subirá para US$ 49,68 bilhões.

Em nota, o diretor da Operação Santos da Hidrovias do Brasil, Ricardo Cerqueira, diz que “a velocidade do crescimento da demanda brasileira por fertilizantes tem desafiado a infraestrutura logística. Essa realidade demandou uma solução para garantir a eficiência no atendimento aos nossos clientes.”

Aline Feltrin Divulgação| Hidrovias

Conforme Cerqueira, o Brasil é responsável por cerca de 8% do consumo global de fertilizantes, destaca-se como o quarto maior consumidor mundial. O crescimento exponencial da demanda nacional tem sido suprido por importações, o que, de acordo com ele, evidencia a necessidade de soluções logísticas inovadoras.

A proposta das companhias é que a nova operação diversifique as atividades das hidrovias do Brasil em Santos. A iniciativa deverá, inclusive, gerar novas oportunidades de emprego e contribuirá para o desenvolvimento econômico local.

Para a Rumo, a modernização das vias férreas, aliada à parceria com a Hidrovias do Brasil, fortalece o atendimento ao setor agrícola e promove a descarbonização da matriz de transporte.

Como funcionará

A operação se baseará em um conceito da Hidrovias do Brasil que visa otimizar o frete ferroviário em conjunto com eficiência logística. Segundo informações da companhia, o transporte de fertilizantes será pioneiro na margem direita do Porto de Santos e integrará o terminal portuário STS20, operado pela Hidrovias do Brasil, ao transporte ferroviário.

A estimativa é de um volume anual de aproximadamente 500 mil toneladas de fertilizantes, com uma média de 20 vagões por dia.

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