Operadora logística reduz sinistros com soluções Apisul

O ecossistema do Grupo Apisul possui produtos e serviços para amparar toda cadeia logística, desde seguros, gerenciamento de riscos, rastreadores e monitoramento

A L´auto Cargo Transportes, companhia de logística multimodal, utiliza as do Grupo Apisul para assistência em toda operação rodoviária, aérea e hidroviária. A empresa realiza entregas em 650 municípios em todo país, chegando ao volume de mais de R$ 10 bilhões em valor de carga. Para acompanhar de perto e a cada quilômetro, a L’Auto é respaldada pelas ferramentas de gerenciamento de seguros, torre de controle, seguro de transportes, reguladora para atendimento de sinistro, Multicadastro e ApisulLog.

De acordo com Luiz Felipe Henriques, diretor de logística do Grupo L’auto Cargo, as funcionalidades adotadas contribuem para um posicionamento estratégico perante o mercado, entregando valor na gestão de risco integrada a operação logística. “No segmento que atuamos a baixa sinistralidade e alta disponibilidade de ativos para atender as demandas elásticas puxadas por algoritmos de ressuprimento, fazem total diferença seja na manutenção do contrato ou na prospecção de um novo cliente”, frisa.

Segundo a empresa, para garantir a performance e segurança da operação é necessária confiabilidade, estabilidade de rede, segurança da informação e, principalmente, aporte de conhecimento técnico em gerenciamento de risco e controle logístico. Juntos, Apisul e L’auto, ao aplicar essa dinâmica conseguiram diminuir em 64% a sinistralidade. Além disso, o trabalho em melhorias.

Com uma estrutura de mais de 600 veículos rastreados, todos com telemetria embarcada, sensor de fadiga e câmeras de segurança interna e externa, a L’auto possui 100% de cobertura para que todas as cargas e seus profissionais cheguem ao destino final em segurança. 

Henriques explica que ter essas soluções oferece ganhos significativos a cadeia, especialmente, na diminuição de custos a partir do trabalho direcionado a redução da sinistralidade. Do ponto de vista logístico, o controle total dos ativos ajuda a melhorar o giro e o uso das soluções.  

“Quando se faz uso de uma ferramenta robusta, tem uma equipe de risco dedicada e uma extensa rede de pronta resposta traz tranquilidade para rodar em todo território. Atualmente entregar com melhor custo, prazo, qualidade intrínseca, atendendo os requisitos de moral e segurança são básicos. O cumprimento destas dimensões, não mais garantem a manutenção dos contratos. O cliente de transporte hoje quer enxergar a operação de transporte como a extensão do processo dele e a visibilidade neste cenário é primordial seja em tempo real ou de forma consolidada”, conclui Henriques.

Intermodal-

O Grupo Apisul participa da 28ª Intermodal South America pela primeira vez trazendo diversos cases de empresas que conseguiram aprimorar suas operações por meio da tecnologia. A operação do grupo possui forte investimento em inovação que permite um gerenciamento de risco com o monitoramento de mais de cinco milhões de viagens por ano e uma atividade com mais de R$ 1,2 trilhão de cargas seguradas.

“Estamos prontos para auxiliar as necessidades de portos, aeroportos, rodoviários, trilhos e fornecedores de equipamentos, e queremos que saibam, que muitas resoluções que buscam estão bem perto. Temos alcance em todo Brasil e também no Mercosul. Nossa expertise nos trouxe um olhar mais dinâmico, enxergamos as lacunas e conseguimos atender com rapidez. Nossos números e certificações nos validam e hoje somos os únicos do setor de seguros e serviços para transporte com Certificação de Qualidade da Câmara Internacional de Transporte (CQCIT)”,explica Lygia Muriel, diretora executiva do Grupo Apisul São Paulo.

Veja também

Por