Segundo levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em fevereiro, as transações de veículos usados tiveram queda de 4,8% sobre janeiro. O resultado é justificado pelo menor número de dias úteis no mês (19, em fevereiro, contra 22, em janeiro). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, houve alta de 15,4% e, no bimestre, a evolução foi de 14,2%.
O mercado de caminhões teve alta no volume nominal de transações, crescendo 4% sobre janeiro e 7,2% sobre fevereiro de 2023. No bimestre, o segmento apresenta melhora de 3,2%. “Como alguns transportadores não conseguiram renovar suas frotas por caminhões zero km, com a nova tecnologia Euro 6, os seminovos e usados têm sido uma opção momentânea”, declarou Andreta Jr.
Os implementos rodoviários tiveram queda sobre janeiro (-8,3%), mas, assim como o setor de caminhões, seguem positivos sobre fevereiro de 2023 (+13,6%) e no acumulado do bimestre (+12,2%) de 2024. O segmento de ônibus, em fevereiro de 2024, teve alta sobre janeiro (+10,3%) e sobre fevereiro de 2023 (+0,6%). No entanto, é o único a apresentar leve retração no acumulado do ano (-0,3%).
“Esse segmento tem tendência de ampliação mais na área de novos, em função do programa Caminho da Escola, cuja licitação demandará ônibus zero km a partir deste ano”, argumenta Andreta Jr.