Aline Feltrin
Começou nesta terça-feira (5), em São Paulo, a 28ª edição da Intermodal South America – maior feira das Américas de logística, tecnologia, transporte de carga e comércio exterior. Na cerimônia de abertura, autoridades públicas e representantes do setor comentaram sobre a importância do evento para demonstrar o engajamento de empresas que atuam em diversos modais do transporte para promover inovação e eficiência nas operações. A solenidade também contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, ressaltou que a Intermodal é um ponto de encontro essencial para o setor, pois mostra os desafios e as oportunidades para que as empresas planejem o futuro. “O que os visitantes irão testemunhar são iniciativas que geram mais produtividade para a cadeia, bem como pesquisas e inovações para a integração de diferentes modais.”
Ainda conforme Vander Costa, as inovações apresentadas demonstram que a Intermodal está totalmente engajada em uma agenda de ESG que ocupa cada vez mais as práticas das empresas.
O CEO da Informa Market Latam, Marco Basso, disse que a feira traz mais de 500 empresas de 15 países que irão mostrar o que há de mais avançado e moderno em soluções logísticas. Conforme Basso, a Intermodal ocorre em um momento de profunda conexão com as questões ambientais. Nesse cenário, a cadeia de suprimentos se apresenta com papel estratégico para entregar bons resultados. “São empresas comprometidas com a descarbonização e compromisso energético.
Durante a abertura, também houve a declaração conjunta de parceria público-privada entre o Brasil e Países Baixos. O acordo visa o desenvolvimento de portos verdes.