De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de caminhões acumularam retração de 10,9% no primeiro bimestre do ano. Em relação a janeiro, o mês de fevereiro registrou crescimento de 2,59%, e na comparação com fevereiro de 2023, também houve expansão de 4,57%.
Na avaliação da Fenabrave, o segmento de caminhões tem reagido devido à evolução do crédito e por conta da expectativa de melhora na economia em 2024, fatores que têm impactado positivamente o mercado automotivo como um todo. “O PIB sofreu revisões para cima, nas últimas semanas, e isso é captado pelo mercado de caminhões. A queda neste primeiro bimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, está relacionada à antecipação de compras ocorrida no início de 2023, por conta da mudança de tecnologia dos motores (Euro 5 para Euro 6)”, analisa o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
Implementos –
Já o mercado de implementos tem reagido em 2024, impulsionado pelo fato de muitos transportadores terem priorizado a troca dos caminhões em 2023. “Como houve a mudança de tecnologia dos caminhões, no ano passado, o segmento de implementos descolou um pouco do de caminhões no 1º semestre. Em 2024, devemos ter um movimento de recomposição das vendas deste segmento”, explica o presidente da Fenabrave.
No primeiro bimestre, o segmento de implementos avançou 16,36%. Em fevereiro, em comparação ao mês anterior, o crescimento foi de 5,65%, enquanto em relação ao mesmo mês do ano passado, houve expansão de 16,36%.
Ônibus –
Os emplacamentos de ônibus tiveram queda de 24,69% no primeiro bimestre de 2024. Na comparação com janeiro, o mês de fevereiro registrou crescimento de 11,45%, enquanto em relação ao mesmo mês do ano passado, houve retração de 24,69%.
Na avaliação da entidade, o segmento de ônibus, impulsionado por licitações governamentais de aquisição, deve apresentar bom resultado este ano, ainda que os índices comparativos a fevereiro do ano passado e do bimestre apontem queda inicial. A grande diferença percentual, em relação aos primeiros dois meses de 2023, se deve à base baixa de comparação. “O segmento de ônibus deve ser impulsionado, entre outras razões, pelo programa Caminho da Escola, que teve uma grande licitação publicada em 2023, com parte das entregas previstas para este ano”, diz Andreta Jr.