Sonia Moraes
A Volvo comemora o bom desempenho alcançado na América Latina em 2023 com a comercialização de 23.652 caminhões. Deste total, 83%, que representa 19.647 unidades, foram comercializados no Brasil. Outros mercados destacados pela empresa foram o Peru, com 2.007 unidades, e o Chile, com 1.351 caminhões.
“2023 foi um ano de grandes desafios e de avanços importantes e estamos muitos felizes com os resultados da Volvo em todos os negócios na América Latina”, disse Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.
Dos 19.647 caminhões que foram entregues no Brasil no ano passado, 14.020 são veículos Euro 6. Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões, também destacou os desafios enfrentados no ano passado, com a mudança de governo, que trouxe incertezas em relação ao rumo da política econômica do país, e a aceitação dos caminhões euro 6, que teve aumento de 20% e as taxas de juros elevadas. “Mas superamos todos esses desafios e conseguimos entregar um resultado fantástico em 2023”, disse.
Ele citou a linha FH 540 que, com 7.200 unidades emplacadas, foi o caminhão mais vendido do Brasil pelo quinto ano consecutivo. Além da liderança geral, o Volvo FH 540 foi também o caminhão Euro 6 mais emplacado no mercado brasileiro, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação. Outro destaque foi o modelo FH 460, com 3.783 emplacamentos, sendo 3.167 com motor Euro 6. “Nenhuma outra marca emplacou tantos pesados Euro 6 como a Volvo”, disse Cavalcanti.
No Brasil a Volvo liderou o mercado de caminhões pesados, tendo 10.296 veículos Euro 6 dos modelos FH, FM e FMX licenciados, ficando com 30,7% de participação neste segmento.
Linha VM
Da linha VM a Volvo teve 6.896 veículos emplacados em 2023, sendo 3.724 unidades de versões Euro 6. Incluindo os modelos pesados e semipesados os modelos VM ficaram com 27% de market share. Esses caminhões transportam cargas diversas como hortifrutigranjeiros, insumos de construção, bebidas, refrigerados, alimentos e em uma infinidade de outras mercadorias, seja em operações urbanas, regionais, de curta, média ou longa distância. A nova geração VM é equipada com motor de fabricação própria da Volvo, com potências maiores (290 cv e 360 cv) e está 10% mais econômico.
Fora de estrada –
No segmento vocacional a Volvo conseguiu bom desempenho no ano passado com os caminhões parao setor de construção leve com o VMX, até o transporte muito severo, com o FMX 540 cv para 250 toneladas. No segmento canavieiro, ficou na liderança com 34% de market share, e no segmento florestal teve 36% de participação. “Nossa linha tem tecnologia, robustez, durabilidade e muita eficiência para operações off-road”, destacou Cavalcanti.
A Volvo também registrou aumento de 21% nos negócios na área de serviço. Segundo Cavalcanti, de cada dez caminhões vendidos, oito estão cobertos com contratos do plano de serviço. O Volvo Connect, plataforma de conectividade teve crescimento de 20% no número de contratos no ano passado.
Exportação de componentes –
Outra boa atuação da Volvo no ano passado foi com a exportação de componentes pela fábrica de Curitiba (PR). Para outras fábricas da Volvo nos Estados Unidos, Austrália e África do Sul foram enviadas 2.781 caixas de câmbio eletrônicas I-Shift.
Para a matriz na Suécia foram 8.595 blocos de motor e para a linha de montagem da marca na Bélgica, foram 2.953 cabines de caminhão. “Nossa fábrica de Curitiba tem exatamente o mesmo padrão de tecnologia e qualidade das demais do Grupo. Isso nos habilita a atender qualquer mercado global. Temos muito orgulho em ver componentes feitos no Brasil equipando caminhões Volvo no mundo todo”, destacou Lirmann.
Ônibus –
No mercado de ônibus, a Volvo obteve um crescimento de 60% no segmento de rodoviários em 2023. Foram entregues 700 chassis no país, aumento de 6,4% na comparação com o ano anterior. “Foi um ano histórico, com excelentes resultados no mercado brasileiro. Esta preferência de nossos clientes é, em grande parte, um reconhecimento aos atributos nos nossos novos chassis rodoviários Euro 6, altamente tecnológicos e que ficaram ainda mais seguros e econômicos. Somada a isso, a atuação comercial altamente profissional de nossa rede de concessionárias em negócios estratégicos nos permitiu fazer um grande volume de entregas”, disse André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.
Além do Brasil, que representou 55% das vendas na América Latina, outros destaques na região foram o Chile e Peru, que juntos participaram em 30% das 1.275 entregas de ônibus Volvo no continente. Um dos grandes destaques da Volvo em 2023 foi o início das entregas dos novos rodoviários B380R, B420R, B460R e B510R, este último o ônibus mais potente do mercado brasileiro. Equipados com novos motores Euro 6 de 13 litros, o mesmo dos caminhões Volvo FH, esses modelos de chassis trazem outras inovações.
Um exemplo é a transmissão I-Shift de 7ª geração, com trocas de marcha ainda mais rápidas e suaves. Os chassis são dotados também da Aceleração Inteligente Volvo, sistema que entrega torque na medida exata para o melhor desempenho e máxima economia. “São recursos que, combinados, garantem uma economia de combustível de até 9% em relação aos modelos antecessores”, disse Marques.