A Joanini Transportes, localizada em Itatiba, no interior de São Paulo, acaba de realizar o seu maior investimento dos últimos anos para ampliar a malha de atendimento. Atuando em carga lotação, transporte refrigerado e locação de armazém, a empresa investiu cerca de R$11 milhões, na aquisição de dez novas carretas e dez novos cavalos mecânicos da marca Scania, modelo R460 Euro 6, confiante na manutenção de crescimento que a empresa vem mantendo nos últimos anos.
“Temos crescido acima da média do mercado de transporte. Enquanto o setor tem previsões de cerca de 4,5%, na Joanini temos mantido dois dígitos de crescimento e expansão nos últimos três anos, esses dois importantes investimentos corroboram não só esse crescimento, como também o crescimento de nossas operações visando sempre o bom atendimento dos nossos clientes de carteira e dos novos clientes”, Rodrigo Penteado, fundador e CEO da companhia.
As carretas são oito da tradicional parceira Facchini e duas da marca São Pedro (três eixos), e tem como objetivo garantir a maior capacidade de carga em uma única articulação comportando 100 m³, ou popularmente chamado de 30 pallets, uma característica da frota Joanini, que é parceira dos maiores embarcadores brasileiros da atualidade. Elas também contam com uma caixa de cozinha ampliada e preparada para oferecer o maior conforto e suporte aos motoristas da companhia.
Com 460 cavalos de potência e com mais de 15 mkgf de torque do que o modelo anterior, alcançando o total de 255 mkgf, o modelo tem como proposta: robustez, porém, com uma redução significativa de até 8% no consumo de diesel tornando a frota da Joanini mais dinâmica, emitindo menos poluentes e mais econômica em suas operações diárias.
Os Euro 6 da Joanini também contam com sistema eletrônico que escolhe a marcha mais adequada, automaticamente, de acordo com a condução. Os novos cavalos também estão de acordo com o Proconve P8, cumprindo todas as exigências do novo programa brasileiro de controle de emissões de poluentes.
“Nosso foco é a comodidade de nossos motoristas e uma fixação pela eficiência operacional – nesse sentido as novas carretas e os novos cavalos cumprem essa função, pois além do rastreamento via satélite – que já é um padrão de nosso setor – os dez novos equipamentos contam (cada um) com cinco câmeras de vídeomonitoramento da Trimble que nos enviam dados constantes de telemetria, nos permitindo acompanhar e mitigar questões como comportamento de risco, cansaço, distração, fadiga e desenvolver melhorias constantes nos treinamentos do setor operacional”, garante o CEO, Rodrigo Penteado.