Sonia Moraes
O faturamento líquido nominal da indústria de autopeças apresentou queda de 3,4% em 2023, em relação a 2022. No comparativo de dezembro de 2023 com novembro do mesmo ano, fatores sazonais conduziram a uma retração de 24,4%, que se mostrou mais intensa do que àquela observada em ano anterior (19,4%). Sem os efeitos da sazonalidade, houve variação negativa de 16% em comparação a dezembro de 2022, segundo pesquisa realizada pelo do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
O Sindipeças destaca que a produção de autoveículos sofreu retração de 15,3% entre novembro e dezembro de 2023, ao passo que, em igual período de 2022, foi de 11,3%. “Portanto, a piora no quadro da produção de veículos na margem permite compreender, em alguma medida, os resultados piorados para o faturamento da indústria de autopeças.”
Em relação aos canais de distribuição, o segmento de vendas para montadoras foi o único que apresentou recuo em 2023, com variação de 7,9%. No comparativo de dezembro de 2023 com o mesmo mês de 2022, a retração foi de 19,9%.
Como esperado, o faturamento no mercado de reposição apresentou o melhor resultado entre os canais de vendas, com aumento de 15,7% no ano e recuo de 2,7% em dezembro do ano passado com o mesmo mês do ano anterior.
As exportações asseguraram às empresas aumento no faturamento de 7,3% em relação a 2022 e retração de 2,6% em comparação a dezembro de 2023 com o mesmo mês de 2022. Na comparação de dezembro com novembro de 2023 o recuo foi de 7,7%.
A utilização do parque fabril atingiu 68% da capacidade em dezembro de 2023, com redução de três pontos percentuais em relação ao mês anterior. A evolução do emprego exibiu tímido crescimento de 0,91% no ano e retração de 0,7% em dezembro em relação ao mês anterior.