Por Sonia Moraes
Transporte Moderno – Qual a expectativa da TKE Logística para o segmento de transporte em 2024?
Franco Gonçalves – Acreditamos que haverá grande crescimento na demanda de transporte, com uso cada vez maior de tecnologia nas operações para facilitar e tornar mais ágil a troca de informações operacionais e de segurança.
Transporte Moderno – Quais os desafios a serem enfrentados neste ano?
Franco Gonçalves – Os custos operacionais subiram muito nos últimos anos, e as empresas não conseguiram repassar os mesmos. É necessário ter tudo muito bem-feito na ponta do lápis para não realizar operações que dão prejuízo. Além disso, temos os já conhecidos problemas de insegurança jurídica, infraestrutura no país e a diminuição de pessoas interessadas em trabalhar no setor.
Transporte Moderno – Como está a demanda de serviços para a TKE Logística?
Franco Gonçalves – Nos primeiros meses do ano, historicamente temos uma queda na procura em todos os setores. Mas acreditamos que haverá grande demanda por transporte em 2024.
Transporte Moderno – A TKE Logística pretende comprar novos caminhões neste ano?
Franco Gonçalves – Sim. Já temos negociação fechada com a Scania para aquisição de dez novos equipamentos para o primeiro semestre. Todos os caminhões são modelo R 450.
Transporte Moderno – Os novos caminhões são para renovar a frota ou a empresa vai ampliar a frota para atender novos clientes ou novos contratos de clientes atuais?
Franco Gonçalves – Realizaremos a renovação e ampliação de frota simultaneamente, para atender nossos clientes.
Transporte Moderno – A TKE Logística comprou caminhões no ano passado?
Franco Gonçalves – Em 2023 tivemos uma ampliação de 10% de nossa capacidade produtiva, com aquisição de 15 novos caminhões das marcas DAF XF 480, Mercedes-Benz 2548 e Volvo FH14 460, além de implementos. Os veículos já foram entregues.
Transporte Moderno – A empresa tem planos de incluir caminhões a gás ou elétricos em sua frota?
Franco Gonçalves – Recebemos nosso primeiro caminhão a gás Scania R 410 em janeiro deste ano e estamos concluindo a preparação do veículo para iniciar nova operação. Em relação ao veículo elétrico, realizamos os estudos, mas infelizmente não conseguimos viabilizar o projeto de aquisição. Apesar de serem tecnologias interessantes, ainda há muito a se desenvolver em questões de infraestrutura e autonomia para os veículos.
Transporte Moderno – Como a TKE Logística fechou 2023?
Franco Gonçalves – Consideramos que 2023 foi um ano bom, levando-se em consideração que tivemos troca de governo e muitas chuvas que dificultaram as operações no Sul, não apenas no quesito logística, mas também nos danos causados a plantações e usinas.
Transporte Moderno – O resultado alcançado estava de acordo com a meta esperada pela empresa?
Franco Gonçalves – O ano teve um resultado melhor do que projetávamos e ainda surgiram novas oportunidades de negócio.
Transporte Moderno – Quantos caminhões a empresa possui em sua frota?
Franco Gonçalves – A TKE Logística conta com mais de 140 conjuntos de veículos em sua frota, composta por caminhões extrapesados das marcas DAF (modelos XF), Mercedes Benz (modelos Actros e Atego), Scania (R450 e R410 – gás) e Volvo (linhas FH e VM). Os veículos têm idade média de cinco anos, mas para 2024 pretendemos diminuir a idade em um ano.
Transporte Moderno – Que tipo de carga a TKE Logística transporta em suas operações logísticas?
Franco Gonçalves – Trabalhamos com cargas lotação – cargas fechadas por um único cliente com diversos destinos –, com foco em produtos para construção civil e alimentícios.
Transporte Moderno – Qual é a rota da TKE Logística nas operações de transporte?
Franco Gonçalves – Nas regiões Sul e Sudeste, a empresa atende todo o estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, e, ainda, todo o Espírito Santo.
Transporte Moderno – Dê detalhes da operação logística da empresa.
Franco Gonçalves – Trabalhamos desde a coleta do produto em nosso embarcador até a entrega em nosso cliente final, interestadual e intermunicipal. Além disso, realizamos a coleta de devoluções ou retorno de produtos e subprodutos, armazenagem e movimentação de carga para eles.
Transporte Moderno – A empresa fez investimentos recentemente?
Franco Gonçalves – Estamos realizando investimento para operacionalizar nova estrutura em Minas Gerais, para atender nossos parceiros. Teremos um novo pátio para manutenção e operações dos veículos em Juiz de Fora (MG). A empresa também vai reformar e ampliar a estrutura da matriz, em Araranguá (SC). A TKE tem filiais em Cachoeirinha (RS), Contagem (MG) e Juiz de Fora (MG) e escritórios em Itaquaquecetuba (SP) e Resende (RJ).
Transporte Moderno – O que a TKE Logística considera relevante para manter a qualidade do serviço neste segmento?
Franco Gonçalves – É necessário primeiramente que haja uma boa comunicação e confiança entre transportador e embarcador, para que ambos entendam suas necessidades, seus limites e como podem melhorar juntos. Uma relação duradoura e atenta é o que proporciona isso. Também é importante que haja o entendimento de que é necessária uma remuneração justa por este atendimento, para que não ocorra uma queda na qualidade do serviço em médio prazo, como envelhecimento de frota, manutenção com problemas e diminuição nos projetos de pesquisa e desenvolvimento.