Vibra investe R$ 90 milhões para ampliar base no porto de Belém

Este é o maior investimento individual da Vibra em uma unidade operacional na região norte; a capacidade instalada para armazenagem de granéis líquidos combustíveis cresce 58,3%

A Vibra investiu R$ 90 milhões em melhorias e ampliação de sua base no Porto de Belém, cuja capacidade instalada passou de 48.000m³ para 76.000 m³ (um aumento de 58,3%), tornando-a a maior do porto. Este é o maior investimento atual da companhia em uma unidade operacional na região norte do país.  

A Vibra já operava em uma base no porto de Belém e, em 2019, após o processo de arrendamento do leilão portuário conduzido pela Antaq, válido por 20 anos, iniciou a ampliação tancagem. Ao todo foram construídos sete novos tanques para armazenagem de gasolina, etanol, diesel, biodiesel e querosene de aviação. A nova tancagem tornou-se operacional a partir de 1º de fevereiro. 

“A entrega da nova base de Belém reforça a nossa liderança na distribuição de combustíveis, com a expansão da nossa infraestrutura logística. É um ativo importante para a Vibra e para a segurança no abastecimento de combustíveis do estado do Pará. Além de defender a posição estratégica que temos em Belém, permite aumentar o fluxo de biocombustíveis e demais derivados por modais de larga escala, trocando a logística rodoviária por fluvial e cabotagem, reduzindo drasticamente custos e potencializando os ganhos ambientais”, afirma Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações, logística e sourcing da Vibra.

Novo modal – 

A nova base viabiliza o fornecimento de biocombustíveis por modal de larga escala, substituindo o rodoviário via Centro-Oeste, o que reduz custos e emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Segundo a Vibra, também haverá uma otimização do suprimento dos demais derivados por modal marítimo e fluvial, com a entrada de cargas de maior escala por cabotagem. O aumento da tancagem permitirá, ainda, ampliar a atuação no mercado de diesel marítimo, com tanques específicos para esse produto.

Essa base no porto de Belém terá íntima ligação com a Base de Santarém – que está em construção – e tem previsão de entrega para o meio do ano, fechando um ciclo de investimentos em infraestrutura no estado do Pará e se interconectando com a cadeia logística existente no chamado “Arco Logístico Norte” do transporte de grãos, atendendo, conjuntamente, o crescimento da demanda por diesel do agronegócio das regiões norte e centro-oeste, impulsionada pela maior produção agrícola.
 

Rede logística –

A Vibra tem ampliado seus investimentos em logística nos últimos anos de olho no crescimento pela demanda em combustíveis fósseis e biocombustíveis, com foco em terminais no Nordeste, Centro-Oeste e na região norte. Esses investimentos refletem a estratégia da empresa de aumentar sua presença em mercados estratégico e com boas oportunidades de crescimento.

No Nordeste, a Vibra fortalece sua presença com investimentos nas bases de Suape, Cabedelo e Maceió. No Centro-Oeste, a empresa está reforçando sua infraestrutura em Sinop, Rondonópolis, Cuiabá, Dourados e Campo Grande, de olho na expansão do Agronegócio. Na região norte, com Belém, Santarém e Miritituba.

Veja também

Por