Os emplacamentos de veículos, em geral, tiveram o melhor resultado para o mês de janeiro desde 2015, de acordo com o levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Já na comparação com o mês de dezembro, todo o setor sofreu quedas nos emplacamentos, à exceção de motos, que manteve movimento ascendente nas vendas.
Os caminhões apresentaram um resultado dentro do projetado pela Fenabrave, segundo o presidente da entidade, Andreta Jr. “Temos que lembrar que houve uma certa concentração de compras de caminhões nos primeiros meses de 2023, devido ao prazo para comercialização de veículos com Euro 5 (permitidos até a adoção obrigatória do Euro 6), e que, durante o ano, o setor sofreu com problemas de preço da nova tecnologia e para financiamentos, mas, aos poucos, foi ocorrendo acomodação e o resultado está dentro do projetado, devendo apresentar recuperação nos próximos meses”, explica.
Em relação a dezembro de 2023, houve um recuo de 20,61% nos emplacamentos de caminhões. Enquanto, em comparação a janeiro do ano passado, a queda foi de 21,71%.
Implementos –
Por conta da mudança de tecnologia e a concentração de compras de caminhões nos primeiros meses de 2023, o segmento de implementos rodoviário começa 2024 repetindo o movimento que predominou no ano passado, com o desempenho descolando dos emplacamentos de caminhões. Em comparação a dezembro, houve recuo de 10,19%; já em relação a janeiro de 2023, foi registrado avanço de 8,13%.
“É importante lembrar também que, no início de 2023, os transportadores priorizaram a aquisição dos caminhões, por conta do prazo para a venda dos modelos com tecnologia antiga (Euro 5). Isso influenciou para baixo o mercado de implementos, o que ajuda a explicar a evolução em relação a janeiro do ano passado”, diz o presidente da Fenabrave.