Maersk e Hapag-Lloyd iniciam cooperação operacional

A nova cooperação compreenderá uma frota de cerca de 290 navios com uma capacidade combinada de 3,4 milhões TEU; a Maersk implantará 60% e a Hapag-Lloyd 40%

A Hapag-Lloyd AG (Hapag-Lloyd) e a Maersk A/S, uma entidade subordinada a A.P. Moller – Maersk (Maersk), assinaram um acordo para uma nova colaboração operacional de longo prazo chamada “Cooperação Gemini”, que terá início em fevereiro de 2025. A ambição é fornecer uma rede oceânica flexível e interconectada com confiabilidade líder do setor.

“A parceria com a Maersk nos ajudará a aumentar ainda mais a qualidade que oferecemos aos nossos clientes. Além disso, nos beneficiaremos de ganhos de eficiência em nossas operações e de esforços conjuntos para acelerar ainda mais a descarbonização de nossa indústria”, afirma Rolf Habben Jansen, CEO da Hapag-Lloyd.

A nova cooperação entre a Hapag-Lloyd e a Maersk compreenderá uma frota de cerca de 290 navios com uma capacidade combinada de 3,4 milhões de contentores (TEU), a Maersk implantará 60% e a Hapag-Lloyd 40%.

“Temos o prazer de iniciar esta cooperação com a Hapag-Lloyd, que é o parceiro oceânico ideal na nossa jornada estratégica. Ao entrar nesta cooperação, estaremos oferecendo aos nossos clientes uma rede oceânica flexível que elevará o nível de confiabilidade na indústria. Isto fortalecerá a nossa oferta de logística integrada e atenderá às necessidades dos nossos clientes”, afirma Vincent Clerc, CEO da Maersk.

Como parte do acordo, as duas empresas estabeleceram a meta ambiciosa de fornecer uma confiabilidade de cronograma superior a 90% assim que a rede estiver totalmente implementada. Além de melhorar a qualidade do serviço, os clientes também se beneficiarão de melhores tempos de trânsito em muitos dos principais portos, corredores entre portos e acesso a alguns dos centros oceânicos mais bem conectados do mundo.

Ambas as empresas estão comprometidas com a descarbonização das suas frotas e estabeleceram as metas de descarbonização mais ambiciosas da indústria, com a Maersk a apontar para zero emissões líquidas em 2040 e a Hapag-Lloyd em 2045.

Como consequência da adesão a esta cooperação, a Hapag-Lloyd deixará a THE Alliance no final de janeiro de 2025. Em janeiro de 2023, a Maersk e a MSC anunciaram que a aliança 2M terminará em janeiro de 2025.

Durante 2024, a Maersk e a Hapag-Lloyd trabalharão cuidadosamente na transição das suas atuais alianças para a nova cooperação operacional. Ao mesmo tempo, o serviço aos clientes continuará de acordo com os acordos existentes.

Mais detalhes sobre a “Cooperação Gemini”, incluindo os novos horários dos navios, serão anunciados oportunamente, assim que estiverem disponíveis.

Sobre a nova rede:

  • “Gemini Cooperation” será uma cooperação operacional de longo prazo com início em fevereiro de 2025. Ambas as empresas fornecerão equipes operacionais dedicadas para gerenciar a cooperação.
  • Tanto a Hapag-Lloyd quanto a Maersk podem ajustar com flexibilidade suas operações fora da rede para dimensionar a capacidade de acordo com as necessidades de seus clientes.
  • Como parte do acordo, as duas empresas estabeleceram a meta ambiciosa de fornecer uma fiabilidade de horário superior a 90% assim que a rede estiver totalmente implementada. Este objetivo é apoiado por um forte modelo de governança e obrigações contratuais.
  • A “Cooperação Gemini” aproveitará as redes globais e a presença de terminais combinados da Hapag-Lloyd e da Maersk, bem como a ampla experiência em logística de nossas equipes. A cooperação compreende cerca de 290 navios com capacidade combinada de 3,4 milhões de contêineres (TEU). A Maersk implantará 60% e a Hapag-Lloyd 40%.
  • A cooperação abrangerá 7 comércios: Ásia/Costa Oeste dos EUA, Ásia/Costa Leste dos EUA, Ásia/Oriente Médio, Ásia/Mediterrâneo, Ásia/Norte da Europa, Oriente Médio – Índia/Europa e Transatlântico.

A “Cooperação Gemini” será composta por 26 serviços principais. Os principais serviços marítimos serão complementados por uma rede global de transportes dedicados centrados em centros de transbordo próprios e/ou controlados – dos quais 14 serviços de transporte na Europa, 4 no Médio Oriente, 13 na Ásia e 1 no Golfo do México. Estes serviços de transporte oferecerão uma ligação rápida com capacidade flexível entre centros e portos servidos por serviços de transporte e vice-versa.

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