VLI registra recorde de transporte para a Companhia Brasileira de Alumínio em 2023

Fluxo parte de Brasília (DF) em direção à cidade de Alumínio (SP), por meio do corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica

A VLI atingiu o recorde de transporte de bauxita para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em 2023. Ao todo, a VLI movimentou um milhão de toneladas no período para a CBA, superando o recorde anterior, registrado em 2022, quando foram transportadas 971 mil toneladas do insumo, utilizado na fabricação de alumínio. O fluxo parte de Brasília (DF), em direção à cidade de Alumínio (SP), por meio do corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica. 

De acordo com Márcio Marques, gerente comercial de indústrias e minerais, o resultado acompanha o bom desempenho da demanda de alumínio no mercado brasileiro, com aquecimento de setores a exemplo de bens de consumo, construção civil e automotivo. Além disso, ele destaca os investimentos em planejamento e manutenção constante na manutenção da via permanente e de vagões e locomotivas, permitindo a estabilidade da operação e a obtenção de resultados crescentes. 

“A eficiência e a previsibilidade do timing de transporte da carga são atributos importantes do modal ferroviário, gerando valor e ganhos operacionais para os nossos clientes, o que é sempre o foco da VLI. Soma-se a isso um ganho de sustentabilidade, uma vez que o modal rodoviário é até nove vezes mais intensivo na emissão de poluentes”, afirma. Para realizar o transporte do volume movimentado em 2023 pela VLI neste fluxo, seriam necessárias cerca de 40 mil viagens de caminhão. 

“Entendo que este resultado seja fruto dos esforços que a VLI vem realizando para atendimento da CBA. Penso que este recorde, aliado à estabilidade de atendimento, reforça nossa confiança na parceria com a VLI”, afirma Vagner Lima, gerente de Logística da CBA.  

Veja também

Por