A Comgás, distribuidora de gás natural, e a BT Logística, firmaram uma parceria para acelerar o desenvolvimento do mercado de gás natural veicular (GNV) para veículos pesados e concretizar o compromisso com a redução de emissões de gases do efeito estufa. O anúncio da parceria foi celebrado com a adesivagem de dois caminhões da BT Logística que ganharam logo e selo da Comgás e operam no transporte de embalagens, saindo da unidade da Mauser em Itaquaquecetuba, com destino ao Rio de Janeiro, atendendo uma grande indústria do segmento químico.
“Temos trabalhado incansavelmente em ações que aceleram o desenvolvimento desse mercado. A melhoria da infraestrutura de abastecimento é uma das nossas prioridades, mas vamos muito além. Trabalhamos em conjunto com indústrias, transportadoras, montadoras e demais stakeholders para apresentar cada vez mais soluções e atender a essa crescente demanda pela utilização do GNV no transporte de cargas e passageiros”, destaca Thiago Borer, Head de GNV na Comgás.
Cada vez mais o GNV se destaca como uma solução sustentável e acessível, pois apresenta uma redução considerável de até 20% nas emissões de CO₂ em relação ao diesel, além de reduzir o nível de ruído do motor, trazendo mais conforto e satisfação para o motorista. Outro ponto a ser destacado é a eficiência operacional, pois o tempo de abastecimento dos caminhões movidos a GNV com a utilização do bico de alta vazão é muito similar ao do diesel, colocando o GNV em uma posição extremamente viável e competitiva nos pilares ambiental, operacional e financeiro.
O novo conjunto composto de caminhão cavalo a gás (motor MWM) e carretas do bitrem formando um equipamento de comprimento total de 30 metros, 2,4 de largura e 2,8 metros de altura, permite o transporte de 40 pallets a mais do que era transportado anteriormente nessa operação. Considerando a substituição do diesel pelo GNV + a composição do equipamento, a redução de CO₂ ultrapassou a marca dos 50% nessa operação.
“É um prazer celebrar essa parceria com a Comgás, e esperamos expandi-la para outros veículos da empresa em breve. Além de contribuir com o meio ambiente, teremos mais eficiência no transporte de nossas cargas”, afirma Daniel O. Toloni, CEO da BT Logística.
A solução da substituição do motor a diesel por um motor 100% a gás vem atender uma demanda do mercado por soluções que favoreçam a descarbonização, reduzindo cada vez mais a emissão de gases poluentes na atmosfera. Além de ser mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV tem uma redução do custo operacional na comparação com o motor a diesel.