A RAV Correntes, empresa fabricante de autopeças e correntes para o setor de transporte rodoviário de cargas, cresceu 37% em 2023 com relação ao ano anterior. “A gestão de compras e relações com fornecedores aliada a consolidação de nossas ações comerciais garantiram nosso desempenho positivo”, diz Camila Brezolin, diretora comercial da empresa.
Em 2022, o faturamento foi de R$ 6,6 milhões, resultado abaixo do registrado pela RAV Correntes no exercício anterior: R$ 7,7 milhões. “A queda ocorreu porque houve aumento de preços de insumos e escassez de materiais”, recorda a executiva.
Para voltar a crescer, a empresa alterou sua forma de compra de materiais buscando novos fornecedores e aumentou os volumes adquiridos junto aos parceiros. “Com pedidos de maior volume conseguimos negociar valores menores”, explica Camila.
Outro ponto importante foi a internação de alguns processos produtivos. A empresa, que já vinha nesse processo desde 2021, acelerou a ação desenvolvendo ou adquirindo maquinário adequado para realizar internamente determinadas operações, como galvanização de peças e corte a laser, por exemplo. “Esses ajustes também foram importantes na redução de nosso custo”, afirma.
Com os produtos com preços mais competitivos, a RAV Correntes avançou no mercado. A participação em feiras de negócios cresceu. “O resultado do ano passado 37% superior a 2022 nos surpreendeu”, admite a executiva.
A maior parte do faturamento da RAV Correntes vem da comercialização de autopeças, que responde por 65% das vendas. A parte de correntes, de onde surgiu a empresa, atualmente responde por 35%. “A produção de autopeças foi decidida para atender a demanda dos clientes que identificaram na RAV Correntes um fabricante de qualidade e confiável”, diz Camila.