Sonia Moraes
A Renault prepara para o primeiro trimestre de 2024 o lançamento do novo SUV – o Renault Kardian. O novo modelo faz parte do investimento de R$ 2 bilhões anunciado pela empresa em março de 2022 para a produção de uma nova plataforma modular de veículos no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná, montante que está sendo concluído neste ano.
O Renault Kardin tem motor turbo 1.0 de três cilindros, que oferece 125 cv de potência e 220 Nm de torque e a transmissão EDC tem seis marchas. “Com a chegada do Renault Kardian, no início de 2024, vamos ampliar a nossa gama no país. Seguimos com a implementação do plano estratégico global Renaulution, que agora entra na fase Renovation no país”, disse Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
“Com o Renault Brand International Game Plan 2027, anunciado em 25 de outubro deste ano, temos a ambição de transformar a marca Renault em todo o mundo e assumimos o firme compromisso de criar valor para os nossos clientes”, destacou Gondo.
A expectativa da Renault é de que o mercado automotivo atinja 2,2 milhões de veículos em 2024, o que representará um crescimento de 5% em relação a 2023, cuja estimativa é que o mercado de veículos de passeio e comerciais leves atinja 2,1 milhões de unidades, um avanço em relação aos últimos anos.
Até setembro, a Renault comercializou 87.295 veículos, uma leve redução em relação ao mesmo período de 2022, quando vendeu cerca de 90 mil veículos, e a participação da marca no mercado foi de 5,69%.
Veículos comerciais
No segmento de veículos comerciais a Renault lançou em outubro deste ano a nova geração do Kangoo E-Tech 100% elétrico. Este veículo chegou ao mercado brasileiro em 2013 e é o primeiro veículo comercial elétrico vendido no Brasil.
O novo Kangoo E-Tech tem motor de 120 cv e com a bateria de lítio de 45 kWh oferece autonomia de 210 km. Há opções de carregamento doméstico da bateria ou em postos públicos e o tempo de recarga varia de 2h30 até seis horas, dependendo da configuração escolhida.
O Kangoo elétrico tem três modos de frenagem regenerativa – cruzeiro, drive e freio – para melhorar a autonomia. O veículo também possui um sistema de regeneração adaptável que maximiza a recuperação de energia, independentemente do modo selecionado. Para o transporte de carga, tem 4,3 metros cúbicos de espaço, com carga útil máxima de 800 quilos, e capacidade de reboque de 1.500 quilos.
Presença no Brasil
A Renault inaugurou o seu Complexo Industrial Ayrton Senna (CAS) em 1998. Este conjunto de fábricas localizado no Paraná é o polo exportador para a América Latina, com mais de um milhão de veículos exportados. Ao longo dos últimos 25 anos a montadora produziu mais de 3,5 milhões de veículos e mais de cinco milhões de motores no Brasil.
A fábrica de Curitiba é 100% conectada, gerando um bilhão de pontos de dados por dia, analisados em tempo real, permitido monitoramento preciso para maior confiabilidade e qualidade de cada veículo produzido. Todos os dias, mais de 26 mil imagens são processadas por inteligência artificial e mais de 10 mil peças são produzidas em impressoras 3D por ano.
Outro ponto importante é que a fábrica de Curitiba é tecnológica e está automatizada, com aproximadamente 700 robôs e mais de 346 veículos guiados automaticamente.
Parte do treinamento dos funcionários na Renault acontece em ambiente de realidade virtual, 100% seguro, e a implementação de processos digitais evita que 2,5 milhões de folhas de papel sejam utilizadas em suas atividades.