Latam Brasil espera crescer de 7% a 9% em 2024

Neste ano, 15 dos 17 aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo Latam foram direcionados para a sua operação brasileira

A Latam alcançou neste mês a marca de oito novas aeronaves recebidas no Brasil no espaço de um mês, reforçando o seu compromisso de ampliar o acesso à aviação no país. Neste ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo foram direcionados para a sua operação brasileira, que em 2024 deve crescer de 7% a 9%.

“Mais aviões significam mais assentos. Como prometemos, estamos colocando mais capacidade no mercado brasileiro porque acreditamos que o Brasil encontrará uma solução para os custos da aviação em 2024 e, assim, permitirá que mais pessoas tenham acesso ao transporte aéreo neste país”afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil.

Os 15 novos aviões recebidos pela Latam Brasil ao longo de 2023 correspondem aos seus sete primeiros Airbus A321neo e a oito novos A320neo. Agora, a frota da empresa no Brasil soma 143 aeronaves com idade média de 10,5 anos, e a Latam é a companhia aérea com a maior quantidade de A321neo em operação no país.

CRESCIMENTO

A Latam opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos do país. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Já nos voos internacionais, a Latam é a companhia aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro, a companhia e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o país internacionalmente.

Como efeito, a LATAM é desde 2021 a aérea líder do mercado doméstico e internacional do Brasil, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

NOVAS AERONAVES

O Airbus A320neo (capacidade para 176 passageiros) oferece uma economia de 15% em combustível na comparação com seu modelo anterior, e essa economia pode chegar a 20% em voos longos. De acordo com o fabricante, as aeronaves da família A320neo evitaram a emissão de quase 20 milhões de toneladas de CO2 e reduziram em até 50% a poluição sonora desde a sua chegada ao mercado.

O Airbus A321neo (capacidade para 224 passageiros), especificamente, é 20% mais eficiente no uso de combustível que os modelos anteriores, emite 20% menos de CO² e produz 50% menos ruído. É equipado com itens da nova cabine Airspace da Airbus, com área de boas-vindas mais moderna, iluminação adaptável, a cabine mais silenciosa desenvolvida até hoje, novos compartimentos superiores de bagagem de mão que oferecem um espaço 60% maior, banheiros mais acessíveis para pessoas com deficiência, recursos touchless e superfícies antimicrobianas.

Veja também