Márcia Pinna Raspanti
Sem informar números, Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, afirmou, durante o evento de fim de ano da marca realizado para a imprensa, que a empresa espera ter uma expansão acima de dois dígitos no próximo ano. “O nosso portfólio tem um grande potencial de crescimento. E teremos mais lançamentos em todos os segmentos de atuação.”
Para 2023, o executivo afirmou que a Ford irá consolidar um incremento nas vendas de 40% no Brasil, devido aos lançamentos realizados do ano. “Havíamos prometido dez lançamentos para o ano e entregamos nove. O décimo ficou para o início de 2024”, anunciou.
Entre as novidades apresentadas em 2023, Justo lembrou a chegada da picape F-150. “As primeiras 500 unidades se esgotaram rapidamente e devem ser emplacadas mil unidades até fim do ano. A F-150 atingiu 11% de market share no segmento de picapes grandes”, disse.
Depois, veio a Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do mercado brasileiro, avançando no programa de eletrificação da Ford. Segundo Justo, a Ranger também teve receptividade excelente e tem um “potencial enorme” de vendas. “A Ranger cresceu 38% em volume de janeiro a outubro, muito acima dos 2,6% do segmento. Além de atingir recorde histórico de participação em outubro, ela também tem apresentado os melhores índices de qualidade na categoria”, disse.
No segmento de picapes de alta performance, a Ranger Raptor foi lançada no mês passado. “O primeiro lote do modelo com 400 unidades foi vendido em questão de horas”, contou o presidente da Ford América do Sul. “Progredimos muito em nosso portfólio de picapes e vamos continuar com foco em entender as demandas do mercado da região para o segmento”, completou.
Entre as SUVs, a Ford trouxe o Novo Territory, que vendeu cerca de mil unidades e levou a marca a aumentar o volume programado para o ano que vem. A Ford lançou também o Mustang Mach-E, seu primeiro veículo elétrico no país.
A Ford Pro, divisão de veículos comerciais, lançou três novos produtos: a Transit Automática, pioneira no segmento, a Transit Chassi e as versões de trabalho da Ranger, visando o cliente comercial. “A Ford Pro cresceu 25% em volume, com 16 mil unidades, e avançou 28% na participação, que chegou a 8% do segmento, unindo os melhores veículos e um foco muito forte no pós-venda para atender as necessidades do cliente comercial”, disse o executivo.
Justo ainda falou sobre a rede de concessionárias, com 114 pontos de venda, sendo que 86 delas (75%) já operam com o novo padrão global de arquitetura Ford Signature. O plano é até o final de 2024 chegar a 100% da rede. “Também evoluímos muito na infraestrutura da rede. Implementamos um novo sistema de gerenciamento de estoques de peças. E também firmamos uma parceria com a DHL no transporte de peças, o que trouxe excelentes resultados”, avaliou.
Na área de engenharia, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford conta com mais de 1,5 mil especialistas trabalhando em projetos globais. Além dos lançamentos feitos este ano, a equipe é responsável por cerca de 35% das tecnologias presentes nos carros da Ford no mundo todo, com 85% do seu tempo dedicado a projetos globais.
Rogélio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul, destacou que a Ford buscou trazer inovação ao mercado, com modelos híbridos, elétricos e outras tecnologias . “Na Ranger, por exemplo, houve um salto tecnológico que redefiniu o segmento. Esse conjunto de inovações é fundamental para a marca”, sublinhou.