Para manter o crescimento acelerado dos últimos anos, o aftermarket da Eaton está expandindo sua atuação e apostando em ampliar sua presença em toda a América do Sul. Com uma estratégia consolidada e portfólio específico para as necessidades locais, a representatividade em exportação atingiu mais de 20% na reposição – um crescimento acima de 10%, considerando os últimos anos. Assim como no Brasil, a linha agrícola tem demonstrado um alto potencial para os negócios. E, apenas neste segmento, a área cresceu mais de 20% fora do país.
Para garantir o fornecimento de peças originais, além do mercado independente, a multinacional atua no pós-venda para as principais montadoras, tanto no Brasil quanto nos demais países da América do Sul. “Existe uma grande diversificação de frota para caminhões e ônibus no mercado exterior e a Eaton está se movimentando para atender todas as especificidades dessas aplicações”, comenta Gustavo Orrú, diretor geral do aftermarket da Eaton.
Atualmente, a Eaton exporta praticamente todo o portfólio doméstico e, há cerca de dois anos, lançou uma linha dedicada para a exportação, que contempla platô e disco de embreagem para demais aplicações, como para a Isuzu. Neste ano, a multinacional marcou presença na Expopartes Colômbia, maior feira de reposição automotiva do mercado andino e pôde apresentar as últimas novidades para a região. “Com esses lançamentos, nosso objetivo é atingir países como Bolívia, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela, que possuem características mais diversificadas de frotas. Em breve lançaremos a ampliação dessa linha”, destaca Orrú.
A Eaton Aftermarket Parts (EAP), marca que alia a qualidade e expertise centenária da multinacional com preços mais acessíveis, também tem ganhado mais espaço internacionalmente e possui muita sinergia com as necessidades deste mercado. A Eaton projeta ainda planos para ampliação desta linha com soluções específicas para aplicações no exterior.