Márcia Pinna Raspanti
A BorgWarner anunciou que, em 2024, iniciará a produção do BMS (Sistema de Gerenciamento da Bateria), em Piracicaba (SP), para atender o mercado norte-americano e outros mercados futuramente. Em fevereiro deste ano, a companhia já havia dado início à operação da sua fábrica de baterias. A planta industrial do interior paulista irá ampliar cerca de três vezes a atual produção de baterias e terá duas linhas de produção voltadas para BMS, até o final do próximo ano.
“Já tínhamos como meta ampliar a nacionalização da montagem de baterias no Brasil, multiplicar por cerca de 20 vezes o faturamento da fábrica e quadruplicar o número de funcionários durantes os próximos anos. Pretendemos desenvolver aqui um centro de competência para a produção do BMS nas Américas, devido ao alto padrão de qualidade das linhas instaladas no país e a capacitação técnica da equipe local”, afirma Marcelo Rezende, diretor para sistemas de baterias da BorgWarner no Brasil.
Para a BorgWarner, a produção local de baterias para veículos elétricos pode contribuir para a expansão da mobilidade elétrica no Brasil. Desde 2021, a empresa trabalha com a expectativa de crescimento do mercado de pesados elétricos em cerca de 400% até 2025.
No Brasil, com o incentivo para a adoção de veículos elétricos em serviços de transporte público as expectativas são positivas. “Observamos um crescimento da procura por ônibus elétricos. Só neste ano de 2023 entregamos pacotes de baterias suficientes para atender 50 ônibus elétricos do nosso cliente Mercedes-Benz Brasil, equipando o veículo com a mesma tecnologia utilizada na Europa, porém montada no país”, informa o executivo.
Atualmente, a fábrica de Piracicaba conta com um sistema de montagem supervisório, que identifica e guia os passos dos operadores em cada etapa do processo produtivo. Cada fase é liberada apenas se cumprir todas as especificações e todo produto a ser manufaturado é identificado com código de barras ou QR Code. Os dados de montagem e testes são coletados e atribuídos aos códigos dos componentes, e armazenados em nuvem para potenciais análises técnicas e rastreabilidade.
A unidade do interior paulista tem capacidade instalada para a fabricação de cinco mil sistemas de bateria por ano. “A fábrica tem condições de fazer a manutenção e reparos das baterias, acompanhando todo o ciclo de vida deste componente. Nosso objetivo é reciclar mais de 85% da bateria”, enfatiza.
Resultados –
A BorgWarner registrou recorde na produção de turbocompressores em 2023, com um aumento de 18% em relação a 2022. Segundo a empresa, 50% dos carros com motor turbo flex vendidos no Brasil são equipados com a tecnologia produzida na unidade brasileira. As novas versões de modelos como Fiat Strada, Volkswagen Polo e Peugeot 208 estão equipadas com os turbos flex B01.
De acordo com Wilson Lentini, diretor-geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil, em 2023 houve a consolidação da utilização de tecnologias voltadas para o Euro 6 no segmento de pesados, em que turbocompressores com tecnologia ball bearing da BorgWarner auxiliam os motores a atender essa legislação. Da série B70H, esse turbocompressor conta com um sistema de rolamentos nos mancais que permite um aumento de eficiência da turbina, reduzindo o consumo de combustível, melhora as respostas do motor e o tempo do torque.
Para 2024, a companhia prevê crescimento na produção de turbos na instalação de Itatiba. Na avaliação da empresa, no próximo ano acontecerá a consolidação dos veículos lançados em 2023. A BorgWarner espera que a produção local de carros híbridos movidos a etanol se concretize, e fábrica do interior de São Paulo já está em processo de cotação para nacionalizar turbos para esse tipo de propulsão.
A BorgWarner também divulgou bons resultados no Aftermarket. A linha Thermal, focada em ventiladores e embreagens viscosas, cresceu 48% na comparação entre 2022 e 2023. A linha de turbos apresentou alta de 12%. “A elevação se deve à forte escolha pela marca por parte de nossa rede de distribuição e consumidores e ampliação dos negócios nos segmentos agrícola e de mineração”, informa Guilherme Soares, gerente de Aftermarket para Emissions, Thermal and Turbos América Latina.
A BorgWarner também espera expansão nos segmentos agrícola e de mineração, principalmente com produtos da Linha Thermal. Outra novidade será a ampliação do portfólio atual, com o mapeamento de aplicações em modelos chineses que rodam no Brasil e na América Latina, uma vez que o grupo é fornecedor original de montadoras como: BYD, GWM e Foton.