A Mahle ampliou a estrutura do seu Tech Center em Jundiaí, no interior de São Paulo, para receber um novo Centro de Engenharia Américas para filtros, que atenderá a América do Sul, América Central e a América do Norte. A unidade, inaugurada no último dia 15, inclui o desenvolvimento completo de componentes, como sistemas de filtração do ar, coletores de admissão, tampas de válvulas, evaporadores de emissões (carbon canister), cárters plásticos, filtros de ar, óleo e combustível e outros produtos específicos, bem como tecnologias para aplicações em veículos elétricos e movidos a célula de combustível.
Esses produtos eram desenvolvidos no Brasil para equipar automóveis, caminhões, ônibus e veículos agrícolas apenas no mercado nacional. “Promovemos uma transformação na empresa nos últimos anos, com foco em ampliar a participação no mercado e nos tornar cada vez mais competitivos. O estabelecimento desse centro de engenharia para as Américas é um importante indicador do sucesso dessa estratégia”, afirma Sergio Sá, presidente e CEO da Mahle América do Sul.
Na avaliação da Mahle, o motor a combustão permanecerá como solução tecnológica por muito tempo na América do Sul, devido a disponibilidade de combustíveis renováveis, como o etanol. “Nosso centro tecnológico em Jundiaí possui conhecimento e experiência no desenvolvimento completo de tecnologias para motores, incluindo desde o desenvolvimento de materiais básicos, passando por design, novos combustíveis e validação, de acordo com as especificações dos diversos mercados e, com isso, posicionando a estrutura brasileira como um hub de desenvolvimento global”, destaca Everton Lopes, diretor do Tech Center da Mahle.
O local já possui estrutura completa de validação virtual e física, além de ampla área para teste de componentes. Para a criação do Centro de Engenharia Américas para filtros, o quadro de colaboradores do tech center foi ampliado. Inicialmente, foram contratados mais 30 profissionais altamente qualificados.
O Tech Center de Jundiaí é um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da América do Sul, com recursos dedicados ao desenvolvimento da mobilidade sustentável, considerando todas as rotas tecnológicas.