Para enfrentar os desafios climáticos, o Canal do Panamá tomou medidas de poupança de água para abastecer 55% da população e fornecer um serviço competitivo e contínuo ao comércio marítimo global.
Uma das medidas implementadas é o preenchimento cruzado nas eclusas Panamax. Essa manobra consiste em reaproveitar a água de um lado da eclusa para ser utilizada na outra, economizando o consumo médio equivalente a cinco eclusas diárias. Além disso, na medida em que o tamanho das embarcações o permita, são realizados engarrafamentos simultâneos, nos quais transitam duas embarcações ao mesmo tempo, ocupando a mesma câmara.
Por outro lado, o horário de trânsito foi otimizado para maximizar a economia de água em cada câmara e atender o maior número de embarcações. Por sua vez, nas eclusas Neopanamax, são analisados o sentido e a programação dos trânsitos para aproveitar ao máximo cada gota deste recurso. Desde 1º de novembro, o trânsito médio pelo canal foi ajustado para 31 navios por dia: nove pela eclusa Neopanamax e 22 pela Panamamax.