Volkswagen Financial Services recebe Selo Ouro do programa brasileiro GHG Protocol

O selo, também conquistado pela Volkswagen do Brasil, reforça compromisso das empresas com a neutralização de suas emissões de carbono até 2030

A Volkswagen Financial Services Brasil recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, iniciativa vinculada ao Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces), que reconhece as empresas que mensuram suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). A certificação, até então inédita para o Grupo Volkswagen, também se estende à montadora Volkswagen do Brasil e foi conquistada já no primeiro ano de registro público das companhias no GHG Protocol.

O Selo Ouro é a mais alta qualificação concedida pelo programa e vem acompanhado da certificação ISO 14064-1, da Organização Internacional de Normatização, que dita os princípios e requisitos necessários para desenvolver, relatar e gerenciar os inventários de emissão de poluentes atmosféricos. 

“Os resultados dessa avaliação não só dão prova do nosso protagonismo em um segmento cada vez mais competitivo, como também reafirmam nossa posição de referência junto ao mercado brasileiro de mobilidade quando o assunto é ESG. Além disso, ambos os certificados reforçam nosso alinhamento à agenda global Mobility 2030, que pauta a estratégia global de descarbonização do Grupo Volkswagen”, destacou Rodrigo Capuruço, CEO da VWFS para o Brasil e América Latina. 

De acordo com Petrina Santos, gerente executiva de ESG e Sustentabilidade da VWFS Brasil, a conquista do Selo Ouro e do ISO 14064-1 demonstra a qualidade e a robustez da transformação que a empresa tem vivenciado, na busca por uma operação cada vez mais sustentável.

Com validade de um ano, podendo ser renovadas na próxima temporada, as certificações contemplam os inventários relativos ao ano de 2022 e atestam que ambas as companhias do Grupo Volkswagen elaboraram uma documentação completa, assegurada por uma terceira parte independente, que audita as empresas em nome do Programa Brasileiro GHG Protocol. 

A iniciativa, que tem por objetivo estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil, procura fornecer instrumentos e estipular padrões de qualidade internacional que auxiliem a agenda de enfrentamento às mudanças climáticas no país.

Adaptado ao contexto brasileiro pelo FGVces, que integra a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), o método GHG Protocol atribui os selos Ouro, Prata ou Bronze aos inventários de emissões de GEE, conforme a transparência e a completude dos dados submetidos pelas empresas.

Criado em 2008, o Programa Brasileiro GHG Protocol foi desenvolvido pelo FGVces e World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e World Business Council for Sustainable Development (WBSCD), além de 27 empresas fundadoras.

Veja também

Por