Transações de veículos usados têm alta em outubro

Com exceção dos ônibus, cuja demanda pelos veículos novos está em alta, todos os outros segmentos apresentaram crescimento nas vendas de usados

De acordo com informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em outubro, as transações de veículos usados evoluíram 3,7% sobre o mês de setembro, totalizando 1.225.950 unidades, considerando todos os segmentos automotivos. A alta é de 10,8% sobre outubro de 2022 e de 3,9% no acumulado do ano.

Os resultados, assim como aconteceu no mercado de veículos novos, refletem o fato de outubro ter um dia útil (21 dias) a mais que setembro (20 dias). Todos os segmentos, à exceção de ônibus, que tem tido maior demanda em novos, tiveram alta, apontando que devemos encerrar o ano com crescimento no volume de transações de usados em geral”, diz Andreta Jr., presidente da Fenabrave.

O mercado de caminhões teve alta de 5,2% sobre o mês anterior e de 6,1% sobre outubro do ano passado. No ano, no entanto, o segmento acumula queda de 1,2%. “Os resultados mostram que os transportadores estão realizando aquisições de caminhões usados, em detrimento dos zero km, que vêm apresentando quedas, em função do preço aplicado à nova tecnologia Euro 6 e à dificuldade de crédito para financiamentos”, diz Andreta Jr.

Os implementos rodoviários ficaram próximos da estabilidade no mês (+0,5% sobre setembro). Em relação a outubro de 2022, houve alta de 12,8%. No acumulado até outubro, o crescimento foi de 9,6%. Assim como vem ocorrendo com os implementos novos, também os usados estão em bom momento”observa Andreta Jr.

O segmento de ônibus foi o único a registrar retração frente a setembro (-1,8%). Sobre outubro de 2022, houve alta de 16,4% e, no acumulado do ano, até outubro, o crescimento foi de 0,6%. “Esse segmento tem tido mais procura em novos, em função da retomada do transporte rodoviário e de projetos do governo, como o Caminho da Escola, que prevê a aquisição de ônibus zero km”, explica o presidente da Fenabrave.

As transações de automóveis e comerciais leves registraram elevação de 4,1% sobre o mês setembro e de 9,9% ante outubro de 2022. No acumulado do ano, a alta dos segmentos foi de 4,5%. Os modelos usados, com até três anos de fabricação, representaram 11,9% do total transacionado no mês. No ano, estes veículos acumulam participação de 10,1%.

As vendas de motocicletas usadas também seguem positivas até aqui, com aumento de 2,4% nas transações realizadas de janeiro a outubro, com alta sobre setembro (+2,4%), assim como sobre outubro de 2022 (14,6%).

Veja também

Por