Vibra faz 1ª entrega com caminhão-tanque elétrico

Este é o segundo veículo elétrico da frota da empresa, sendo que o primeiro também está operando em Manaus, dentro do aeroporto da cidade, abastecendo companhias aéreas

A Vibra e a Transportadora Pioneiro realizaram a primeira operação de entrega de combustível para postos com um caminhão-tanque movido a energia elétrica. O produto foi fornecido para um revendedor da rede de Postos Petrobras, em Manaus. O modelo elétrico deixará de emitir mensalmente cerca de 3,2 toneladas de CO² (dióxido de carbono), em comparação a um modelo movido exclusivamente a diesel.

A parceria tem o objetivo de potencializar a descarbonização das atividades de distribuição da Vibra e também de seus clientes e parceiros, ajudando a promover o desenvolvimento da região amazônica, reduzindo assim a pegada de carbono das empresas.

Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de operações, logística e Sourcing da Vibra, enfatiza: “Esta é mais uma prova da capacidade da Vibra e de seus parceiros de garantir segurança e qualidade em seus serviços e produtos em todo o território nacional, ao mesmo tempo que buscamos operar de forma cada vez mais eficiente e sustentável. Este é o nosso segundo veículo movido a energia elétrica, sendo que o primeiro também está operando em Manaus, dentro do aeroporto da cidade, abastecendo as companhias aéreas clientes da Vibra.”

A companhia também inclui em suas operações frotas que utilizam outras energias, como o gás natural, o diesel renovável e baterias recarregáveis. Este caminhão elétrico se junta aos quase quatro mil caminhões de transportadoras parceiras que realizam toda a logística de distribuição de combustíveis da Vibra.

A frota é monitorada diariamente, gerenciada em tempo real pela torre de controle, uma central de integração e inteligência que garante segurança, eficiência e redução de custos em todas as viagens.

DEZtaque Itinerante

Entre as diversas iniciativas da Vibra voltadas para a segurança, o projeto Motorista Deztaque, que está completando 12 anos, fornece treinamentos, palestras e materiais educativos para motoristas e operadores.

O projeto conta com vários eventos itinerantes ao longo do ano e, aproveitando o lançamento do caminhão elétrico para atendimento aos clientes da região amazônica, a Vibra realizou o Deztaque Itinerante na base de distribuição de combustíveis de Manaus, com a participação de operadores, motoristas, transportadores e diversas empresas parceiras.

Segundo a companhia, ao longo dos anos do projeto, as boas práticas implementadas pelo programa resultaram em uma notável redução de 87,5% nos índices de acidentes no trânsito e uma impressionante queda de 99,9% nas ocorrências de vazamentos. Esses números reforçam o comprometimento da Vibra com os princípios ESG, reduzindo impacto nas comunidades e no meio ambiente.

Veja também

Por