Volvo VMX MAX substitui tratores na agricultura

Produtores rurais usam a flexibilidade do caminhão vocacional da marca para aplicação de insumos como fertilizantes e calcário

Projetados para operação fora de estrada, os caminhões Volvo VMX MAX vêm sendo encomendados para implementação com o distribuidor de insumos Hercules 24000 C da Stara, empresa especializada em máquinas, implementos agrícolas e softwares para a agricultura de precisão.

O veículo percorre as linhas de plantação para distribuir corretivos como calcário, gesso agrícola, fertilizantes e sementes. O implemento pode vir equipado com sistema de telemetria e controlador com diversos tipos de visualizações na mesma tela para um domínio mais preciso da operação. Introduzido no mercado na linha 2023, o VMX MAX já teve mais de 30 unidades comercializadas para esse tipo de operação.

De acordo com a Volvo, os caminhões da marca substituem tratores nessas operações com enormes ganhos. O Hércules 24000 C faz a aplicação em velocidade de 4 km a até 18 km por hora. Com isso, permite trabalho em até 1,2 mil hectares por dia em operações de 24 horas, o que não é possível com tratores. “O ciclo de operação como um todo é muito mais eficiente”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo.

O Volvo VMX MAX cumpre dupla função: transporta e aplica os insumos, podendo atender várias propriedades rurais de um mesmo dono, empresa ou cooperativa. “Nosso caminhão é muito flexível e adaptável em todas as aplicações. Consegue ser mais econômico e executa todo o ciclo com uma velocidade média maior, sendo muito mais eficiente e produtivo que os tratores. Oferece muito mais disponibilidade e, com isso, eleva a rentabilidade do produtor”, observa Valério.

Veja também

Por