A Eaton lançou há cerca de três anos a marca EAP (Eaton Aftermarket Parts) para o mercado de reposição. Desde então, a linha vem ganhando cada vez mais espaço e, no compilado do último ano, atingiu um crescimento de 80% nas vendas.
Com mais de 140 itens em seu portfólio, que contempla peças para o mercado automotivo e agrícola, a expectativa é lançar mais 20 itens até o fim deste ano. Entre as peças, estão rolamentos e componentes de transmissão, servos e cilindros, cabos de comando, sensores e interruptores para aplicação em veículos comerciais, leves e carros de passeio. Já para aplicação no segmento agrícola, são eixos, engrenagens, rolamentos, bomba de óleo, buchas e anéis, como barras e terminais, componentes da transmissão e eixos de tração, que equipam tratores e colheitadeiras novos e usados, de diferentes fabricantes, aplicações e culturas, como soja, milho e cana-de-açúcar.
“Com uma estratégia robusta de expansão, nos últimos anos, praticamente dobramos o número de componentes da EAP lançados no mercado brasileiro. Vantagens como robustez, qualidade e performance, com preços mais competitivos, fizeram com que a marca tivesse uma ótima aceitação no mercado. Nosso extenso portfólio vem contribuindo de forma significativa para os negócios de toda a cadeia e as necessidades do nosso cliente final”, comenta Fernando Piton, gerente nacional de vendas da Eaton.
EAP no agro
No segmento agrícola, a lucratividade também está atrelada ao custo da produção. E, neste caso, o maquinário é essencial, uma vez que está exposto diariamente a condições extremas e a um regime severo de trabalho. “A Eaton aproveita todo o conhecimento que tem no agro no desenvolvimento de transmissões e embreagens para oferecer soluções eficientes com alta qualidade para o campo. Estamos nos dedicando cada vez mais para atender este setor que vem crescendo em diferentes culturas no Brasil”, comenta Piton.
A TVH Brasil, empresa distribuidora de peças de reposição para equipamentos agrícolas, industriais e construção, é um dos clientes da Eaton. “A EAP trouxe para o mercado uma solução importante para os negócios. Os clientes estão satisfeitos com a qualidade dos componentes. É um portfólio que tem agregado muito valor ao público final”, comenta Marco Augusto, diretor da TVH Brasil.