Conheça os vencedores do 9º Prêmio de Sustentabilidade da Setcesp

O objetivo da premiação é reconhecer e destacar as empresas que reduzem os impactos ambientais, geram desenvolvimento social e econômico e que prezam pela segurança viária e do trabalho de seus colaboradores

Em sua nona edição, o “Prêmio de Sustentabilidade”, realizado pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), aconteceu na última quinta (26), e premiou empresas nas seguintes categorias: Responsabilidade Ambiental, na qual o ganhador do prêmio foi a empresa Trans Kothe Transportes Rodoviários, com o projeto de “Redução da Emissão de Carbono em Rota de Longa Distância”, que implantou placas solares nas unidades da empresa e em suas carretas, economizando ao todo, cerca de 19.326,75 KW de energia nas unidades prediais, que equivalem a R$ 708 mil.

Na categoria Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, a Braspress Transportes Urgentes levou o prêmio para casa, com o projeto “CAMB” Brasil de Barros – Centro de Apoio ao Motorista Braspress, que aprimorou o cuidado com a saúde e bem-estar dos motoristas. Atualmente, a empresa possui dez centros de atendimento em todo o Brasil, aumentando em 38% sua produtividade e reduzindo em 26,49% os eventos de segurança. Responsabilidade Social também foi destaque na premiação, a Transportes Cavalinho, ganhou o prêmio com o projeto “Mini Truck”, uma réplica quase perfeita de um caminhão que funciona como uma iniciativa social e educativa, e convida crianças de até 12 anos a aprender, refletir e multiplicar ações de segurança no trânsito. Ao todo, a iniciativa impactou 2080 pessoas, atendeu 520 crianças diretamente e possui 96 voluntários.

Já a empresa Pizzattolog, levou o prêmio na categoria Governança O projeto “Pizzattolog ESG”, que desde 2018, investiu R$ 5 milhões em projetos com viés sustentável, social e de governança, Através do projeto, a empresa realizou mais de mil horas de treinamento, reduzindo 100% dos acidentes e aumentou em 40% a produtividade da equipe. Os critérios utilizados pelo júri da premiação consideraram pontos importantes na busca pela sustentabilidade, como estudos e mapeamentos; planejamento, inovação do projeto, perenidade e destinação de recursos; investimentos, metodologias e indicadores.

Além disso, o Setcesp disponibilizou em seu portal o e-book “Boas Práticas de Sustentabilidade”, contendo dicas, como Diversidade e inclusão, economia de água e energia limpa, redução de CO², descarte correto de resíduos, reciclagem, capacitação profissional, redução de acidentes, e também a ações sociais, além de outros assuntos pertinentes acerca dos pilares da sustentabilidade. Para obter mais informações sobre o 9º Prêmio de Sustentabilidade do Setcesp e dos projetos de todos os finalistas, acesse o link.

Veja também

Por