Financiamento de veículos cresce 6,5% em setembro

Apesar da expansão nos segmentos de veículos leves, os financiamentos de pesados apresentaram retração no mês

As vendas financiadas de veículos em setembro somaram 501 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o país, representa um crescimento de 6,5% na comparação com o mesmo período de 2022, mas queda de 8,9% em relação a agosto de 2023.

No segmento de autos leves, a alta foi de 4,3% ante setembro do ano passado. Comparado com agosto, a queda foi de 8,6%. Já o financiamento de veículos pesados caiu 5,7% na comparação com setembro de 2022 e 4,5% em relação a agosto. O segmento que mais cresceu em relação ao ano anterior foi o de motos. O número de financiamentos no mês foi 17,2% maior do que em setembro de 2022, mas 10,5% menor do que agosto.

O gerente de planejamento e inteligência de Mercado na B3, Gustavo de Oliveira Ferro, destaca o crescimento na média de veículos financiados por dia útil. “No mês de setembro, alcançamos a melhor média diária desde fevereiro de 2021, com mais de 25 mil unidades financiadas por dia útil. Isso representa um crescimento de 4,8% na comparação com agosto e de 11,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Mesmo após o término dos incentivos do governo para o setor, o mercado manteve resultados positivos”.

Isso ocorre porque o mês de setembro teve 20 dias úteis, número menor em relação ao mês de agosto de 2023 e setembro de 2022, com 23 e 21 dias úteis, respectivamente.

Acumulado –

No acumulado do ano, as vendas financiadas de veículos somaram 4,3 milhões de unidades. O número representa alta de 7,3% em relação ao mesmo período de 2022, o que equivale a cerca de 294 mil unidades a mais.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo território nacional. Para visualizar a apresentação com as informações completas sobre financiamentos de veículos em setembro de 2023, clique aqui.

Veja também

Por