O novo serviço semanal que conecta a Europa e o Mediterrâneo à Costa Leste da América do Sul segue a rota: Roterdã, London Gateway, Hamburgo, Antuérpia, Lisboa, Algeciras, Santos, Paranaguá, Montevidéu, Buenos Aires, Itapoá, Paranaguá, Santos, Rio de Janeiro, Algeciras e Roterdã.
A viagem inaugural partiu de Montevidéu, no dia 20 de setembro, e atracou na DP World, em Santos, no dia 25 de setembro, com o navio Xin Nan Tong, da Cosco Shipping Lines, de bandeira chinesa. A embarcação tem capacidade para 4.200 TEUs (equivalente a 4.200 contêineres de 20 pés) e 263 metros de comprimento.
As escalas do novo serviço passarão pelos principais portos do norte da Europa, com paradas estratégicas em Lisboa e Algeciras, provendo a opção de conexão das cargas aos principais destinos no Mediterrâneo e Oriente Médio. Na América do Sul, além do Brasil, o LUX/ESE2 terá uma escala semanal no Terminal Río de La Plata, em Buenos Aires, que também é operado pela DP World.
“A DP World possui uma infraestrutura de ponta e uma equipe de especialistas em carga refrigerada, que está preparada para receber o novo serviço e atender às expectativas dos armadores e demais clientes envolvidos nas operações. Este será um grande diferencial para a exportação de cargas reefer, como proteína animal e frutas, pois vamos oferecer um serviço de transit time competitivo, com saídas semanais, para um dos principais mercados de exportação dos produtos brasileiros”, explica Rodrigo Gomes, gerente comercial sênior da DP World Brasil.
Este já é o segundo serviço que a DP World anuncia em 2023. Em maio deste ano, o terminal estreou uma nova linha de cabotagem regular, chamada Serviço Expresso Amazonas, que é operada pelos armadores Login e Aliança, com descidas sem paradas entre Manaus e Santos, rumo ao Sul do Brasil. A partir da DP World, o serviço escala os portos de Navegantes, Salvador, Suape, Pecém e Manaus. No sentido sul, o trajeto expresso é realizado em nove dias, possibilitando que as cargas cheguem mais rápido ao destino. Este serviço também favorece o aumento da capacidade do transporte de cargas na cabotagem entre o Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do país.