A Hapag-Lloyd está preparada para transformar a conectividade no mar com a implementação da tecnologia de internet via satélite Starlink em toda a sua frota. Esta decisão estratégica surge após uma fase piloto bem sucedida.
Segundo a empresa, desde maio, tripulantes a bordo de quatro embarcações-piloto tiveram a oportunidade de testar a tecnologia Starlink. O feedback destes ensaios foi muito positivo. “A Internet via satélite de alta velocidade revolucionou a comunicação dos marítimos, permitindo videochamadas e serviços de streaming contínuos.”
A rede de satélites Starlink oferece uma largura de banda de até 250 megabits por segundo, facilitando não apenas o uso privado, mas também permitindo que a Hapag-Lloyd conduza manutenção remota e inspeções de embarcações. Esta inovação resultará em redução de custos e aumento na qualidade do serviço.
Os próximos passos para a implementação da oferta de Internet rápida e gratuita a bordo incluem a conclusão do pedido da tecnologia e instalação de antenas até ao final de 2023 e a ativação gradual do serviço nos navios da empresa, com início previsto para o início de 2024.
“Estamos muito felizes em fornecer aos nossos marítimos a internet via satélite de alta velocidade da Starlink e, assim, melhorar seu bem-estar a bordo. Mas também para a gestão de frotas a mudança na comunicação e conectividade será enorme, disse Dr. Maximilian Rothkopf, COO da Hapag-Lloyd,
Para Donya-Florence Amer, CIO/CHRO, “a implementação da nova tecnologia na nossa frota representa um avanço significativo na garantia da conectividade marítima e revolucionará a forma como os nossos marítimos permanecem conectados enquanto estão no mar.”