A Bracell fez a instalação de câmeras externas em 31 caminhões bitrem que transportam a celulose até o porto Intermodal de Pederneiras (SP). O objetivo, segundo a empresa, é trazer mais segurança ao motorista e a comunidade que utiliza as rodovias.
Em cada caminhão, cinco câmeras foram instaladas e estão conectadas a uma central de monitoramento, localizada na fábrica, em Lençóis Paulista, que funciona 24h e acompanha o motorista durante todo o itinerário. O trajeto tem início na indústria, onde é realizado carregamento da celulose, até o porto Intermodal de Pederneiras, em que ocorre o transporte ferroviário para o porto de Santos.
Os equipamentos, instalados nos caminhões bitrem, permitem a análise e acompanhamento de cinco ângulos diferentes: frontal, fadiga, cabine, lateral do motorista e lateral do passageiro. Além de ter todo esse acompanhamento, a câmera de fadiga faz uso da Inteligência Artificial (IA) que possibilita o envio de alerta sonoro e comunicação para a Central, caso o motorista apresente sinais de cansaço. Todas essas imagens coletadas pela central também podem ser usadas para colaborar com as investigações e tratativas de ocorrências, caso exista algum incidente envolvendo o caminhão.
Para o head de Supply Chain da Bracell, Alberto Pagano, a união entre tecnologia, as câmeras e as equipes de monitoramento, amplia a segurança e confiabilidade durante as operações da logística. “Com a instalação das novas câmeras em 100% da frota, ampliamos ainda mais a segurança para nosso time de motoristas e também aos usuários das rodovias”, destaca.
Para Pagano, este é um sistema pioneiro que torna as operações mais seguras e assertivas. O executivo explica ainda que o sistema fornece dados que permitem decisões estratégicas, como por exemplo, remanejar os turnos dos motoristas conforme o perfil de cada um. “É uma forma de valorizar o profissional, prezando sempre pela segurança e o bem-estar da nossa equipe e trazendo mais segurança à comunidade”, finaliza.