Centro Tecnológico Randon recebe investimento de R$ 16 milhões

Os aportes serão utilizados para ampliar a capacidade de testes em segurança ativa, passiva e durabilidade, além de ensaios para proteção de pedestres

O Centro Tecnológico Randon (CTR) está recebendo cerca de R$ 16 milhões em investimentos para estrutura de testes em segurança ativa, passiva e de durabilidade. O novo ciclo contempla soluções para testes de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, conhecidos pela sigla em inglês ADAS (Advanced Driver Assistance Systems).

O centro também ganha mais um laboratório para testes de segurança passiva, testes de ancoragem e fixação dos cintos de segurança, isofix, impacto e resistência de encostos e bancos, além de realizar ensaios de avaliação e proteção aos pedestres. Segundo a Randon, os recursos deste laboratório estão alinhados com as futuras exigências da legislação brasileira que logo entrarão em vigor. 

Ambientes para testes de durabilidade acelerada em laboratório também estão recebendo investimentos. A base sísmica do laboratório estrutural foi ampliada em 60% e estão em aquisição novos atuadores, que permitirão a realização de ensaios de durabilidade acelerada multiaxial. Com a utilização de diversos atuadores hidráulicos simultaneamente, será possível simular, de forma ainda mais fiel, as condições reais de utilização dos veículos e seus componentes.

“São investimentos que nos possibilitam a realização de um conjunto ainda maior de ensaios, incluindo avaliação em veículos completos. A nova estrutura trará maior agilidade no desenvolvimento e validação de novos produtos, com sensível redução de prazos e custos”, destaca o diretor-superintendente de tecnologia avançada da Randoncorp e executivo responsável pelo Centro Tecnológico Randon, César Augusto Ferreira.

O CTR está preparado para receber todos os tipos de veículos e componentes – motos, automóveis de passeio, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas – em suas instalações. O complexo conta com 15 quilômetros de campo de provas, mais de 20 tipos de pistas e um prédio de 2.200 m² com laboratórios, escritórios de engenharia e administração.

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