A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) atualizou a previsão de desempenho do setor para 2023. A entidade acredita que esse ano poderão ser emplacados 145 mil produtos, ante 135 mil unidades da previsão anterior. “A redução na taxa de juros somada a procura de produtos pesados com 4º eixo poderão influenciar positivamente nosso mercado em 2023”, diz José Carlos Spricigo, presidente da Anfir.
O segmento de reboques e semirreboques (pesado) deverá ser responsável pelo crescimento acima da previsão inicial. O setor poderá entregar 85 mil produtos, ante os 75 mil previstos inicialmente. “Temos uma conjunção favorável de fatores que deverá dar suporte a esse crescimento”, explica o presidente da Anfir. A previsão de emplacamentos dos produtos da linha leve não deverá ser alterada.
O resultado do PIB no segundo trimestre do ano, que mostrou, segundo o IBGE, variação positiva de 0,9% foi bem recebido pela Anfir. “Trata-se de uma boa surpresa perceber que a economia está dando sinais de recuperação. Ainda não é momento para comemorarmos porque a espiral de crescimento precisa estar consolidada”, sublinha Spricigo.
Os investimentos anunciados pelo governo federal para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) só deverão refletir no desempenho do setor em 2024. “A dinâmica natural quando há investimentos públicos, ou seja, todo o processo de licitações faz com que a efetivação do PAC aconteça muito provavelmente no próximo ano”, conclui o presidente da Anfir. O PAC deverá ser responsável por investimentos da ordem de R$ 1,7 trilhão em todos os estados brasileiros.