Circulação de veículos pesados nas estradas aumenta em agosto

Nos últimos doze meses, o fluxo total de veículos nas rodovias pedagiadas acumula avanço de 4,7%, resultado do aumento de 5,8% de veículos leves e 1,3% de pesados

O Índice ABCR referente a agosto de 2023 recuou 0,4% no comparativo com julho, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) juntamente com a Tendências Consultoria.

Apesar do recuo de 0,5% no fluxo de veículos leves, a circulação de pesados avançou 1,2% em agosto. Comparado ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 4,4%, determinado pela alta de 4,4% de leves e 4,5% de pesados. Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 4,7%, fruto do aumento de 5,8% de veículos leves e 1,3% de pesados.

“O tráfego de veículos pesados avançou em agosto em termos dessazonalizados, quarta alta consecutiva. O desempenho está associado à dinâmica da cadeia do setor agropecuário, embora a tendência seja de redução dos efeitos nos próximos meses. A despeito do quadro desafiador da produção industrial, a demanda de transporte de cargas capta benefícios da certa resiliência da produção de bens de consumo, que exibiram crescimento marginal nos últimos meses”, avaliam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Cardoso. 

Rio de Janeiro –

No Rio de Janeiro, o fluxo total apresentou queda de 0,6% comparado a julho, em termos dessazonalizados. O resultado decorreu da queda de 0,8% de veículos leves, enquanto houve aumento de 0,4% de pesados.

Na comparação com agosto de 2022, o índice total registrou aumento de 3,2%. O resultado foi determinado pela alta de 2,9% de leves e 4,3% de pesados, mantida a métrica de comparação interanual. Nos últimos doze meses, o índice total acumula crescimento de 2,8%, fruto da alta de 3,3% dos veículos leves e de 0,4% dos veículos pesados.

São Paulo –

Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos reduziu 0,8% em agosto, em termos dessazonalizados. O segmento de leves apresentou queda de 0,4%, enquanto pesados cresceu 0,6%.

Em relação ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 4,8%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 5%, enquanto o fluxo de pesados aumentou 4,4%.Nos últimos doze meses, o índice total acumula alta de 5,5%, fruto do aumento de 6,5% de leves e 2,1% de pesados.

Veja também

Por