Ford começa a vender a Transit chassi cabine

A Ford está oferecendo preço promocional de R$ 240.000 para a versão de 4,7 t e 250.000 para a versão de 3,5 t. O valor é limitado às primeiras 100 unidades

Sonia Moraes

A Ford começa a vender, neste mês, a Transit chassi cabine, que oferece maior capacidade para o transporte de carga em trajetos urbanos e de longa distância. Com este veículo, a montadora completa o seu portfólio de veículos comerciais composto pelos modelos minibus (de 14+1 e 17+1 passageiros, vidrada), furgão de 10,7 m3 e 12,4 m3 e o E-Transit, furgão 100% elétrico, que já tem dez veículos rodando em teste com frotista no Brasil.

“Estamos muito otimistas com este segmento de chassi cabine que não participávamos e representa uma fatia muito importante do mercado de comerciais leves”, disse Guillermo Lastra, diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul. A indústria total de veículos comerciais vende cerca de 40 mil unidades por ano e a versão chassi cabine representa 25% deste total.

Segundo Lastra, a Ford Pro iniciou as operações em 2021 com uma estrutura dedicada ao cliente comercial, com produtos e serviços desenvolvidos para oferecer o maior retorno para o negócio. “Nesses 24 meses, foi a marca que mais cresceu no segmento de comerciais leves. Na versão minibus alcançamos 17% de participação e na versão furgão 12%.”

A nova Transit Chassi será comercializada no mercado brasileiro por R$ 260.000 a versão de 4,7 toneladas e por R$ 273.000 a versão de 3,5 toneladas. Para o lançamento, a Ford está oferecendo R$ 240.000 para a versão de 4,7 t e 250.000 para a versão de 3,5 t. O valor é limitado às primeiras 100 unidades somando ambos os modelos. “Estamos trazendo o que há de melhor em tecnologia global da Ford para os clientes no Brasil porque acreditamos que a tecnologia é mais um elemento para aumentar a produtividade”, disse Lastra.

Produzida na fábrica da Nordex, no Uruguai, a Transit Chassi está mais equipada, tem custo de posse 25% menor que a principal concorrente, segundo Lastra. Também é a única do segmento a dispor de um modelo base, com rodado duplo, capaz de atender duas aplicações: com PBT de 3,5 t (dirigida com CNH B) e 4,7 t (CNH tipo C), facilitando a unificação da frota.

Com PBT técnico de 4,7 toneladas, capacidade volumétrica de até 21 m3 e balanço traseiro ajustável, que permite um comprimento total de 6,10 ou 6,60 m, a Transit oferece duas homologações legais. A versão de 4,7 t tem capacidade máxima de carga de 2.601 kg e a versão de 3,5 t carrega 1.401 kg.

A oferta de duas versões a partir de um único produto base permite a unificação da frota para atender diferentes aplicações, como baú, carga seca, plataforma e serviços, entre outras, com menor complexidade de peças e serviço.

A Transit Chassi é equipada com motor 2.0 EcoBlue diesel, com potência de 165 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (@ 1.750-2.750 rpm), e transmissão manual de seis velocidades. O modelo tem quatro válvulas por cilindro, turbo de geometria variável, correia de sincronismo banhada em óleo e utiliza óleo SAE 5W30 com trocas a cada 20.000 km.

“A Transit também é a única da categoria com três modos de condução, que aproveitam o torque plano do motor para tornar a jornada do motorista mais eficiente, com menos trocas de marcha”, destacou Daniel Santos, gerente de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul.

A Transit Chassi vem de série com central multimídia Sync Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay, direção elétrica, ar-condicionado, comandos no volante, três modos de condução (Eco, Normal e Escorregadio), travas e vidros elétricos. Seus recursos de segurança incluem controle eletrônico de estabilidade e tração, controle de torque em curvas, controle eletrônico anticapotamento, estabilização de vento lateral e controle de carga adaptativo.

A Transit tem volante com ajuste de altura e profundidade, banco com três níveis de ajuste, bom espaço para as pernas e alavanca de marchas em posição elevada. A cabine conta com compartimento para carregamento de celular com USB, vários porta-copos e porta-documentos que facilitam a rotina de trabalho.

O veículo vem com conectividade embarcada de fábrica integrada à arquitetura do veículo, sem custo adicional, que permite reduzir os riscos de ocorrências e paradas inesperadas.

Na área de engenharia, a Ford conta com recursos próprios e instalações para o desenvolvimento de modificações e testes dos veículos para usos específicos de grandes frotas e entidades do governo. A marca também dá suporte aos modificadores com o programa de certificação Ford Pro Convertor para garantir a qualidade do produto final. Como exemplos de aplicação da linha, a Ford apresentou versões da Transit Chassi implementadas como centro de comando móvel, baú, carga seca e guincho plataforma, além do furgão equipado como ambulância.

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