A Laguna chega aos 105 anos de história com mais de 50 mil itens de reposição no portfólio e 29 filiais por todo o Brasil. Esta trajetória teve início no ano de 1918, com a chegada do imigrante italiano Cyrillo Laguna ao Brasil. Seu interesse por veículos e habilidade em manusear e montar peças de carros o fizeram abrir o que seria o primeiro negócio da marca no país, a “Garagem e Ophicina Cyrillo Laguna”. A partir de então, a pequena distribuidora não parou mais de crescer.
Em 1948, a Laguna Comércio-Indústria S/A já se tornava representante de grandes marcas, como Citroen e Willys Overland (fabricante dos famosos Jeep, Rural e Aero Willys), diversificando sua atuação. Nos anos 60, a marca deu um salto nos negócios, ampliando seu atacado de peças, importando itens e aumentando sua rede de representantes. Na década de 80, expandiu ainda mais sua abrangência, crescendo a sua participação no varejo. Isso não só chamou a atenção do mercado, como deu à Laguna a projeção que precisava para se tornar nacionalmente conhecida.
O início dessa expansão aconteceria em 1995, com a aquisição da Laguna Autopeças pelo Grupo Comolatti, à época presidido por Sergio Comolatti e hoje sob o comando de Conrado Comolatti Ruivo. “Agregando conhecimento técnico no mercado de reposição, gestão estratégica dos negócios e foco na inovação do segmento, o grupo elevou a expertise da Laguna, tornando-a uma das maiores distribuidoras de autopeças do país, especializada em soluções para motores e veículos pesados”, informa a empresa.