A SVD Transportes, especializada no transporte e na logística para a indústria de caminhões, ônibus, chassi para ônibus e equipamentos agrícolas, adquiriu dez caminhões Euro 6 das marcas Volvo e DAF, além de dez novos implementos pranchas, fabricados pela Rodomoura, empresa especializada na produção deste tipo de carreta, específica para levar máquinas agrícolas juntamente com suas plataformas de carregamento de grãos.
A empresa informa que assumiu a logística de colheitadeiras produzidas no Rio Grande do Sul e, para isso, inaugurou no início deste mês nova unidade na cidade de Santa Rosa (RS) com o objetivo de atender à crescente demanda dos fabricantes de colheitadeiras agrícolas na região.
“As principais marcas que produzem colheitadeiras na região estão nos procurando para darem conta da logística de entregar os equipamentos em áreas de produção de grãos mais distantes como a região Centro-Oeste e Norte, por exemplo”, comenta Jaysson de Oliveira, gerente comercial da SVD.
Os veículos conduzidos por motoristas especializados e treinados para realizarem este tipo de trabalho já estão rodando em operações dedicadas. A SVD Transportes faz toda a gestão desta frota por meio de sua nova unidade, valendo-se de telemetria de última geração oferecida pela DAF. Para assegurar máxima confiabilidade e disponibilidade dos veículos, a transportadora contratou serviços de manutenção preventiva da própria fabricante de caminhões.
“Tivemos a preocupação de executar este tipo de operação com caminhões novos, geração Euro 6, por duas razões que permeiam nossa prestação de serviços: oferecer sempre eficiência operacional e garantir um transporte seguro e sustentável”, comenta Oliveira.
Com mais de 20 anos prestando serviços logísticos para escoar caminhões novos produzidos no país, tanto para o mercado interno como externo, a SVD fez sua estreia no segmento agrícola em 2017. Atualmente, o transporte de máquinas utilizadas no agronegócio já representa 30% das operações da transportadora.
“Em função dos sucessivos recordes de produção de grãos no país, a demanda por máquinas agrícolas vem crescendo substancialmente e, com isso, as fabricantes precisam de mais eficiência no transporte desses equipamentos que são distribuídos para regiões cada vez mais distantes”, diz Oliveira. O executivo projeta potencial de expansão da ordem de 20% deste tipo de operação nos próximos dois anos.