A Embraer registrou, no segundo trimestre de 2023, lucro líquido de R$ 279 milhões, o que corresponde a um aumento de 20% em comparação com o mesmo período de 2022, quando o resultado atingiu R$ 233 milhões, conforme mostra o resultado financeiro divulgado pela companhia. A receita consolidada no segundo trimestre totalizou R$ 6.360 bilhões, aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2022. A empresa atribui o resultado positivo aos maiores volumes na aviação comercial e executiva.
A aviação comercial registrou receita de R$ 2.317 bilhões no segundo trimestre deste ano, com crescimento de 56% em relação a igual período de 2022 devido ao maior número de entregas. A margem bruta relatada foi de 12,9%, contra 13,2% no mesmo período de 2022, com uma pequena queda devido a efeitos pontuais.
A aviação executiva apresentou receita de R$ 1.851 bilhões, valor 39% superior ao segundo trimestre de 2022 devido ao aumento de volumes e do mix de entregas. A margem bruta no segundo trimestre de 2023 foi de 19,7% detectada a 22,2% no mesmo trimestre de 2022 devido a efeitos pontuais no ano anterior.
Na área de defesa e segurança, a receita foi de R$ 410,7 milhões, 28% inferior na comparação anual devido ao atraso no reconhecimento de receita no primeiro semestre de 2023. A margem bruta reportada foi de menos 1,0% versus 28,2% no segundo trimestre de 2022, devido a receita menor e mix diferenciada, parcialmente compensado por melhora em outras despesas operacionais.
No setor de serviços e suporte a receita foi de R$ 1.681 bilhões, crescimento anual de 7%. A margem bruta apresentada foi de 24,3%, inferior aos 31,8% reportados no segundo trimestre de 2022 devido a efeitos pontuais e diferentes mix de serviços no trimestre, segundo a companhia.
No segundo trimestre de 2023 a empresa entregou 47 jatos, sendo 17 comerciais e 30 executivos (19 leves e 11 médios), com aumento de 47% nas entregas totais em relação ao mesmo período de 2022. A carteira de pedidos firmes encerrou o segundo trimestre de 2023 com US$ 17,3 bilhões, com destaque para a aviação executiva, que apresentou forte desempenho de vendas no segmento.
A companhia informa que o fluxo de caixa livre ajustado sem EVE (FCF) no segundo trimestre de 2023 foi próximo do ponto de equilíbrio, com consumo de caixa de R$ 91,8 milhões, em preparação para maiores entregas nos próximos trimestres. Destaca também que foi bem-sucedida em seus esforços na gestão de dívidas, com redução da dívida bruta em R$ 500 milhões e aumento do vencimento.
Aviação comercial –
Na área de aviação comercial, a Embraer tem um pedido assinado pela American Airlines para sete novos jatos E175. A aeronave será operada pela subsidiária Envoy Air. As primeiras entregas irão ocorrer no quarto trimestre de 2023, a frota de E-Jets da Envoy aumentará para mais de 141 aeronaves até o final de 2024. A Embraer e a Azorra, empresa de leasing, anunciaram novo acordo para oito aeronaves com a Royal Jordanian em um total de oito jatos comerciais: quatro E190-E2 e quatro E195-E2.
Com o objetivo de impulsionar o crescimento na região da Ásia-Pacífico, a Scoot, uma subsidiária de baixo custo da Singapore Airlines, selecionou o jato E190-E2 da Embraer, nove E190-E2s foram incluídos na frota da Scoot. Ainda em referência à região da Ásia-Pacífico, a SKS Airways escolheu o jato E195-E2, da Embraer, que será a principal aeronave nos planos de expansão a partir de 2024. Na Europa, a Binter fez um pedido firme para seis aeronaves E195-E2, marcando seu quarto pedido, elevando sua frota de jatos da família E2 para 16 quando entregues. Finalmente, a Embraer recebeu um pedido adicional de US$ 700 milhões, que será incluído na carteira de pedidos firmes do terceiro trimestre de 2023.
Na área de aviação executiva, a Embraer anunciou no segundo trimestre acordo com a NetJets para até 250 jatos Praetor 500, juntamente com um contrato abrangente de serviços e suporte, avaliados juntos em mais de US$ 5 bilhões. Na área de defesa e segurança a empresa entregou a sexta aeronave multimissão C-390 Millennium para a Força Aérea Brasileira (FAB), em junho de 2023. Esta é a primeira aeronave entregue, na configuração de Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC).
No segundo trimestre de 2023, a Embraer Defesa & Segurança lançou o A-29N Super Tucano. Esta nova versão contará com equipamentos para atender aos requisitos operacionais da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A nova versão da aeronave, inclui funcionalidades que aumentarão ainda mais as possibilidades de emprego da aeronave, permitindo a sua utilização em missões de treinamento táctico avançado multidomínio.
Serviços e suporte –
Na área de serviço e suporte, a Embraer assinou um acordo (Letter of Agreement – LoA) com o Lanzhou Aviation Industry Development Group para a conversão de 20 aeronaves E-Jets para cargueiros (Passenger-to-Freight – P2F). A Embraer e Lanzhou irão cooperar no estabelecimento da capacidade de conversão do E190F e E195F em Lanzhou, na China, acelerando a introdução da primeira geração de cargueiros E-Jet no mercado chinês.
O primeiro simulador de voo (Full-Flight Simulator – FFS) para o jato multimissão KC-390 Millennium, foi inaugurado em junho na Embraer Academy, em São José dos Campos. No Programa Pool, novos contratos foram assinados com os operadores SKS e Star Air. Além disso, também foram realizadas extensões de acordos com Fly Amelia e com a National Jet Express (NJE), empresa do Rex Group.