A Air Liquide começa a utilizar, neste mês, um caminhão elétrico para transportar cilindros envasados na sua unidade de Campinas, no interior de São Paulo, e entregues na região de Paulínia. O caminhão urbano tem bateria com potência de 97 kWh e autonomia para percorrer 200 quilômetros.
A iniciativa está alinhada aos objetivos globais da Air Liquide, com o plano Advance, para a redução de suas emissões de carbono. A meta do Grupo é diminuí-las em 33% até 2035 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. No Brasil, além do uso do caminhão elétrico para a entrega de cilindros, outra medida que deve ser implantada com essa finalidade é o uso de energia 100% renovável na filial de Campinas.
“Este primeiro veículo elétrico que vamos começar a utilizar na logística de gases industriais é a concretização de um projeto que, desde o início, foi inteiramente pensado sob o viés da sustentabilidade. Esperamos que a proposta se multiplique e inspire outras iniciativas para a descarbonização da atividade industrial, em seus diversos segmentos”, afirma Marcelo Alcântara, gerente-executivo de marketing da Air Liquide.
A Air Liquide está presente no Brasil desde 1945 e emprega 1.200 funcionários em 73 localidades que atendem a mais de 80% do estado brasileiro. A empresa atende clientes em setores essenciais, como energia e indústria, e é fornecedora de soluções de saúde e bem-estar por meio de suas linhas de negócios VitalAire e SEPPIC.