A ZF acaba de atingir a marca de produção de 100 mil transmissões 6S480, de seis velocidades. A produção ocorre na linha de montagem da ZF em Sorocaba (SP) inaugurada em setembro de 2016. Desde então, a tecnologia vem equipando, em sua maioria, vans de passageiros e de cargas em utilização no Brasil.
Na opinião de Silvio Furtado, vice-presidente de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial ZF América do Sul, “o atingimento dessa marca se dá principalmente pelos altos índices de qualidade da transmissão e devido ao seu perfil de aplicação, hoje destinado a um segmento que cresce a cada dia no Brasil, como é o caso do transporte urbano e de entregas delivery nas grandes cidades. Esse segmento trouxe uma dinâmica acelerada à produção, que supera 100 unidades/dia na ZF”, avalia.
Alexandre Brito, diretor de operações da ZF América do Sul, complementa que “a 6S480 é resultado da excelência operacional alcançada pelo envolvimento do time de produção, corpo técnico e do próprio compromisso da ZF em produzir a transmissão com excelência ao longo desse período. A 6S480 foi recebendo aperfeiçoamentos ao longo dos anos para atender as necessidades do mercado e se tornou uma referência em qualidade. Hoje completamos uma sequência de mais de 32 mil transmissões produzidas sem falhas, o que é uma marca diferenciada para qualquer linha de produção”, destaca.
A unidade brasileira se tornou o maior site de produção deste tipo de transmissão no mundo, seguida pela Hungria, que detém 30% da produção global da transmissão. “Entre as famílias de transmissões mais jovens produzidas pela ZF no Brasil, a 6S480 foi sem dúvida a que atingiu o maior número de produção da empresa nos últimos anos”, acrescenta Alexandre Brito.
Considerando uma média de suas versões e aplicações disponíveis atualmente, o seu índice de nacionalização ultrapassa 50%, com os demais componentes provenientes da Europa, Argentina e outros países.
A 6S480 é aplicada no setor de caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Possui seis velocidades, mecânica e sincronizada, capacidade de torque de entrada de até 480 Nm. A transmissão apresenta funções como Hill Assist (assistente de rampa) e identificação de marchas. “A 6S480 oferece ao transportador uma série de benefícios relacionados à economia de combustível, conforto ao dirigir e melhor produtividade. A suavidade e precisão na troca de marchas é outro atributo que fortaleceu esse histórico de sucesso da transmissão no Brasil”, destacou Silvio Furtado.