Transporte Moderno – Qual a expectativa da Gollog para as operações de carga no mercado brasileiro?
Rafael Martau – Temos uma grande expectativa de crescimento do mercado nacional de transporte de cargas. Nossa prioridade é a implementação da operação do Mercado Livre, iniciada em setembro de 2022, sem impacto no que já está voando. O projeto com o MELI é inovador e irá aumentar consideravelmente a capacidade de carga aérea no Brasil. Sem sombra de dúvidas, será uma mudança grande no cenário brasileiro de logística e de e-commerce.
Transporte Moderno – Que balanço a Gollog faz da parceria com o Mercado Livre?
Rafael Martau – A parceria tem sido muito construtiva, trazendo bons resultados para ambos os lados. Além disso, foi um grande incremento para a indústria como um todo, pois com a ampliação da capacidade, aumentamos também a capacidade de escoamento das cargas, dando mais agilidade e segurança aos nossos clientes. Recentemente tivemos o início das operações cargueiras em Manaus, com voos cinco vezes na semana, contribuindo com a melhoria da qualidade das entregas na região Norte. A parceria é importante para que os destinos mais distantes tenham ofertas maiores no mercado e resulte em menores prazos para os clientes.
Transporte Moderno – Como está a demanda de carga?
Rafael Martau – A demanda vem crescendo gradativamente ao longo dos meses, estamos com um crescimento interessante em comparação ao resultado de 2022.
Transporte Moderno – Quando entrará em operação o sexto cargueiro Boeing 737-800?
Rafael Martau – O sexto cargueiro entrará em operação no segundo semestre de 2023.
Transporte Moderno – Com a expansão da capacidade cargueira, quanto a Gollog espera movimentar de volume de carga em 2023?
Rafael Martau – Projetamos um crescimento de 250% em relação ao ano passado com base no crescimento médio apurado nos últimos anos e em diversos setores. Além disso, temos um roadmap de projetos para 2023, ano no qual teremos em operação pelo menos seis aeronaves cargueiras e soluções logísticas cada vez mais ajustadas para atender à demanda crescente do mercado.
Transporte Moderno – Qual produto tende a crescer mais ao longo deste ano?
Rafael Martau – Nossa expectativa de crescimento está nas cargas urgentes, em especial cargas relacionadas ao segmento fármaco.
Transporte Moderno – Como estão divididas as operações realizadas em cargueiros puros e nos porões dos aviões?
Rafael Martau – Atualmente 30% da demanda de cargas é transportada via cargueiros puros e os outros 70% se concentram nos porões dos aviões.
Transporte Moderno – A Gollog tem investimento programado para acompanhar a demanda do mercado?
Rafael Martau – Sim, a Gollog investe constantemente em tecnologia, produtividade e redução de SLA (Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço) dos clientes. Estamos em plena expansão e a previsão é de encerrarmos 2023 com uma capilaridade 25% maior em relação a 2022.
Transporte Moderno – Quantos terminais de carga a empresa possui atualmente?Rafael Martau– A Gollog possui atualmente 105 unidades. Desse total, 54 estão localizadas estrategicamente dentro dos principais aeroportos do país. As demais bases estão distribuídas pelos grandes centros do Brasil. Temos plano de continuar expandindo a marca e a capilaridade, sempre visando melhor atender nossos clientes e de expansão em vários estados, principalmente em localidades onde a Gollog ainda não atua. A Gollog emprega direta e indiretamente aproximadamente 1.250 pessoas, considerando colaboradores próprios e fraqueados, dos terminais de carga e lojas.