A Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra 15 anos de atuação no mercado angolano, com um marco histórico: os primeiros 10 mil veículos vendidos no país. Angola é o principal mercado da marca no continente africano. No cômputo histórico, o volume se caracteriza principalmente por caminhões das linhas Worker, Constellation e Delivery. A empresa chegou a desenvolver uma versão de seu 4×4 especialmente para as demandas de transporte do país, contribuindo para um programa de governo voltado ao desenvolvimento do comércio rural.
Nos últimos anos, a empresa informa que também avançou sua participação em ônibus, que atualmente tem Angola entre seus maiores mercados no mundo. Recentemente, o país atingiu o marco de 1,5 mil Volksbus para o programa angolano de reestruturação da mobilidade urbana do país, buscando a melhoria do transporte para toda população.
“A previsão é de ainda mais crescimento. Temos acumulado um aumento sustentável de nossas exportações para Angola, com nossas concessionárias localizadas em pontos estratégicos do país e em breve teremos um novo ponto de atendimento”, pontua Leonardo Soloaga, diretor de vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, que conduziu um tour de negócios em Angola para movimentar ainda mais os acordos comerciais no setor.
O executivo ainda agrega que as perspectivas são positivas. “Apoiamos as iniciativas locais, através do nosso parceiro comercial Grand Lakes, para incentivo à economia angolana, como o voltado para mobilidade urbana e também o de fomento às atividades de produtores rurais. Seguimos otimistas e de olho nas oportunidades de contribuir para o transporte no país”, avalia.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está representada no país pelo importador Grand Lakes, que conta com cerca de 200 profissionais, para uma oferta completa ao mercado angolano, desde vendas a pós-vendas. Os clientes dispõem de concessionárias em pontos estratégicos do país, como a capital Luanda e também em Benguela e Lubango. Em breve, a nova loja para assistência técnica ficará em Cabinda.