Transporte Moderno – Como tem sido o ano de 2023 para a Randon em termos de vendas?
Sandro Trentin – Temos notado certa recuperação do setor, na comparação com 2022. O pequeno avanço nas vendas de implementos no primeiro trimestre mostra que o nosso mercado reflete, mesmo que de forma um pouco tardia, o desempenho de vendas de caminhões com motores Euro 5, produzidos até o final do ano passado.
Para o restante do ano, continuamos cautelosos. Sabemos que, no próximo trimestre, o resultado será menor. Diversos fatores externos ao setor impactam nisso, como a taxa de juros, que dificulta ao operador investir em aquisições e renovação de frota. A própria Anfir aponta que a diminuição deve chegar a 9%, mas entendemos que essa redução no volume não significa, necessariamente, retração do setor.
A linha basculante deve se manter como destaque de vendas. Também há boas perspectivas para nossos semirreboques no mercado externo. No ano passado, quase 20% de nossa receita líquida veio de exportação, porque investimos fortemente em diversificar mercados para a resiliência do negócio. Devemos seguir ampliando a rede de atendimento, que já conta com 90 pontos no Brasil e 85 no exterior.
Transporte Moderno – A empresa fez lançamentos ou trouxe novidades em produtos e materiais recentemente?
Sandro Trentin – Na Fenatran, lançamos a tecnologia Randon Solar, mais uma solução alinhada ao conceito New R, que mais do que uma nova linha de produtos, direciona a companhia para um novo horizonte no desenvolvimento de soluções que atendam aos pilares de modularidade, eletromobilidade, sustentabilidade e inteligência embarcada. Com as parcerias do Instituto Hercílio Randon e do Centro Tecnológico Randon, conseguimos desenvolver uma tecnologia que, através de placas solares ultra flexíveis instaladas na parte externa do baú frigorifico, alimentam o aparelho de refrigeração híbrido, reduzindo o consumo de combustível, gerando menos resíduos para o meio ambiente e aumentando a ergonomia do operador. Trata-se de uma tecnologia patenteada de controle e gerenciamento de energia, inédita na América Latina. Este ano está sendo de muitos testes e validações, mas já estimamos a economia de até 1,8 mil litros de diesel por ano, com autonomia de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5h para cargas congeladas.
Outro destaque é o Randon Smart, uma plataforma própria de inteligência embarcada que contempla sistema com inúmeros controles e ações que possibilitam o rastreamento do uso do implemento rodoviário, gerando mais economia e segurança na operação do produto, além de outras aplicações, como o acompanhamento em tempo real do semirreboque com o compartilhamento de localização, controles de quilometragem rodada, balança embarcada para controle de peso e georreferenciamento para delimitar zonas de interesse entre pontos de carga e descarga. Esta inteligência de telemetria e sensoriamento gera dados para controle e gerenciamento do semirreboque, que podem ser combinados com a contratação de serviço de manutenção preventiva por meio da Rede de Distribuidores Randon. O sistema é oferecido em diversos pacotes e pode ser usado em qualquer semirreboque.
Também desenvolvemos a plataforma modular, que inova no seu conceito de fabricação, através de conexões rebitadas reduzindo em cerca de 70% a solda no produto. Com isso, a plataforma fica muito mais leve, permitindo o aumento da quantidade de carga transportada e menor consumo de combustível. A configuração em módulos também pode ser adaptada para todas as combinações de eixos e caixa de carga, gerando mais versatilidade na operação e facilidade na manutenção. Este produto foi desenvolvido pensando no mercado internacional, mas logo teremos novidades para o mercado nacional.
Transporte Moderno – Quais os destaques do portfólio da empresa?
Sandro Trentin – Tudo o que listei na questão anterior faz do New R, lançado no ano passado. Ainda nesse conceito, temos a linha semirreboques Hybrid R, equipados com o eixo de tração auxiliar elétrico e-Sys, que atua como sistema auxiliar de recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens, podendo gerar uma economia de até 25% de combustível. Em 2022, iniciamos as vendas para os mercados interno e externo, seguindo com demandas para 2023.
Transporte Moderno – Para o setor do agronegócio, quais os principais produtos? Qual o peso do agronegócio para a indústria de implementos e para a Randon?
Sandro Trentin – O agronegócio é absolutamente estratégico para a Randon, é o nosso maior segmento de atuação. Por isso também desenvolvemos muitas tecnologias que atendam às necessidades específicas desse setor. Posso citar como exemplo o Graneleiro NEW R, a mais moderna geração de graneleiros já produzida pela Randon. Com uma série de inovações e tecnologias que potencializam o desempenho e geram maior rentabilidade para o transportador. Além da redução de peso, que pode proporcionar um ganho líquido de carga transportada de mais de 800 quilos no semirreboque e de mais de 1.200 quilos no rodotrem, o Graneleiro NEW R conta com a tecnologia Ecoplate 3 nas tampas laterais. Mais leve, une a durabilidade do plástico e a resistência do alumínio, sem a necessidade de pintura no painel. A tecnologia contribui significativamente para reduzir os impactos ao meio ambiente e garante mais resistência a impactos, inclusive na parte interna da caixa de carga. Além disso o produto tem melhor vedação da caixa de carga para reduzir a perda de grãos, opções com assoalho em alumínio de alta resistência e novas bocas de escoamento poliméricas que contribuem na performance do escoamento nos processos de descarga. Temos, ainda, portfólio completo de basculantes, florestais, canavieiros e carrega-tudo com componentes que garantem mais segurança, ergonomia e praticidade na operação do setor agrícola.