A Bosch iniciou em sua unidade de Stuttgart-Feuerbach, na Alemanha, a produção em massa de seu módulo de alimentação de célula de combustível. A Nikola Corporation, sediada nos Estados Unidos, será o cliente piloto com seu caminhão elétrico Class 8 movido a célula de combustível de hidrogénio, que deve estar no mercado norte-americano no terceiro trimestre de 2023.
“Em Stuttgart-Feuerbach, na fábrica cuja história é mais antiga do que qualquer outra planta da Bosch, o futuro do hidrogênio está prestes a acontecer”, disse Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch, durante o Bosch Tech Day 2023. “A Bosch conhece bem o hidrogênio e está crescendo com ele”. A empresa atua ao longo de toda a cadeia de valor do hidrogênio, desenvolvendo tecnologias para sua produção e aplicação. Até 2030, a Bosch planeja gerar vendas de cerca de 5 bilhões de euros com as tecnologias de hidrogênio.
Também em suas soluções para a economia do hidrogênio, a Bosch conta com uma rede de fabricação global e na capacidade de suas instalações na Alemanha – por exemplo, a fábrica da Bosch em Bamberg fornecerá a pilha de células de combustível à fábrica de Feuerbach. E componentes importantes do sistema, como o compressor de ar elétrico e o soprador de recirculação, vêm da fábrica da Bosch em Homburg. “A Bosch é uma das poucas empresas capazes de produzir em massa uma tecnologia tão complexa quanto pilhas de células de combustível. Não temos apenas a experiência necessária em sistemas, mas também a capacidade de ampliar rapidamente novos desenvolvimentos para a produção em massa”, disse Markus Heyn, membro da direção mundial da Bosch e presidente da Bosch Mobility.
A produção do módulo de alimentação de célula de combustível não está apenas começando em Feuerbach, mas também em Chongqing, na China. Os componentes necessários virão da fábrica de Wuxi. “A Bosch é a primeira empresa a produzir esses sistemas na China e na Alemanha”, disse Hartung. Além disso, a Bosch também planeja fabricar pilhas para aplicações móveis em sua fábrica dos Estados Unidos, em Anderson, Carolina do Sul. Em todo o mundo, a empresa espera que, até 2030, um em cada cinco novos caminhões pesando seis toneladas ou mais contará com um powertrain de célula de combustível.
Investimentos-
Para a Bosch, somente com hidrogênio pode haver um mundo neutro em termos de clima. A empresa, portanto, defende fortemente o estabelecimento de uma economia de hidrogênio e está intensificando seus investimentos nesta solução. Entre 2021 e 2026, a Bosch terá investido um total de quase 2,5 bilhões de euros no desenvolvimento e fabricação de suas tecnologias de H2. Isso é um bilhão de euros a mais do que o previsto no plano de investimentos para 2021 a 2024. As oportunidades de negócios para a Bosch são grandes, assim como o efeito nos empregos. Mesmo agora, há mais de três mil pessoas na Bosch trabalhando em tecnologias de hidrogênio, sendo mais da metade delas na Europa. A maioria das vagas pode ser preenchida dentro da empresa e, principalmente, com pessoas que até agora trabalharam no negócio de powertrain da Bosch. No entanto, as perspectivas adicionais para o negócio de hidrogênio dependem do ambiente político.
Hartung acredita que a Europa deve fazer muito mais do que vem fazendo para criar um contrapeso ao ritmo acelerado dos desenvolvimentos em outras regiões do mundo, como os Estados Unidos. O presidente da Bosch tem quatro demandas para os responsáveis políticos alemães e europeus: “Primeiro, temos que acelerar o ritmo da produção de hidrogênio na União Europeia. Em segundo lugar, cadeias de suprimentos globais têm de ser criadas e, em terceiro lugar, o hidrogênio deve ser usado em todos os setores da economia.” Como quarto ponto, ele salientou a importância de criar rapidamente infraestruturas para a distribuição de hidrogênio na Europa.
No início de 2023, a Bosch começou a construir protótipos para eletrólise usando membranas de troca de prótons – em outras palavras, o inverso do método de conversão de energia usado em células a combustível móveis. A empresa pretende disponibilizar protótipos de 1,25 megawatt para aplicações piloto e está a caminho de iniciar a produção em massa em 2025. A Bosch está explorando várias opções para o uso do hidrogênio, como a possibilidade de uso de células de combustível estacionárias de óxido sólido para o fornecimento distribuído de energia e calor.
Em um projeto piloto no hospital em Erkelenz, perto de Colônia, na Alemanha, a Bosch quer usar essa tecnologia para alcançar uma eficiência global de 90%. A usina de micropotência funcionará inicialmente com gás natural, mas pode ser convertida em hidrogênio verde. Além do powertrain de célula de combustível, a Bosch também está trabalhando no motor a hidrogênio, desenvolvendo sistemas para injeção direta e portuária de hidrogênio. Esta solução é particularmente adequada para veículos pesados em percursos longos com cargas especialmente pesadas. “Um motor a hidrogênio pode fazer tudo o que um motor a diesel faz, mas, além disso, é neutro em carbono. Ademais, também permite uma entrada rápida e econômica na mobilidade baseada em hidrogênio”, disse Heyn.
Uma grande vantagem, segundo a empresa, é que mais de 90% das tecnologias de desenvolvimento e fabricação necessárias para isso já existem. Espera-se que o motor H2 seja lançado a partir de 2024. A Bosch já tem quatro pedidos para projetos de produção de todas as principais regiões econômicas e espera volumes unitários de seis dígitos até 2030.