Programa Mãos Pro Futuro alcança a marca de 100 caminhões doados a cooperativas de reciclagem

O investimento em caminhões tem possibilitado que as associações e cooperativas de catadores realizem a coleta seletiva em diferentes localidades

O Programa Mãos Pro Futuro, criado e coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), e realizado em parceria com as entidades Abipla e Abimapi, alcançou um marco significativo ao contabilizar 100 caminhões doados para diversas organizações de catadores brasileiras. O trabalho desenvolvido é dedicado a fortalecer e estruturar essas cooperativas, com o objetivo de impulsionar sua produção e desempenho da coleta seletiva, assim como gerar emprego e renda para os mais de seis mil catadores de materiais recicláveis apoiados pelo programa.

Os investimentos realizados pelo Mãos Pro Futuro são utilizados na melhoria de infraestrutura, aquisição de equipamentos e caminhões, pagamento por tonelada recuperada, capacitação e assessoria técnica, software de gestão, divulgação, entre outros. Estes recursos desempenham um papel fundamental na otimização do trabalho realizado nas cooperativas, trazendo sempre benefícios ao meio ambiente e aos parceiros.

“O investimento na aquisição de caminhões tem possibilitado que as associações e cooperativas de catadores realizem a coleta seletiva em diferentes localidades, o que resulta em um aumento considerável nas quantidades de materiais recicláveis coletados. Isso, por sua vez, contribui para o aumento da produtividade das cooperativas e, consequentemente, da renda de todos os cooperados envolvidos”, explica Rose Hernandes, diretora executiva de meio ambiente da Abihpec e coordenadora do Mãos Pro Futuro.

A ampliação da parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a presença do programa em todo o território nacional se somam aos resultados positivos. Atualmente, 182 organizações de catadores, que reúnem mais de seis mil cooperados integram o Mãos Pro Futuro.

Veja também

Por