A Librelato completa cinco anos de um dos principais serviços da marca, as lojas Libreparts, negócio que registra um crescimento de 120% ao ano, desde 2018. Durante esse período, mais de R$10 milhões foram investidos para ampliação de estoque e infraestrutura.
Para o gerente de exportação e Libreparts, Daniel Zilio, esse avanço da rede vai ao encontro do crescimento da Librelato, que a cada ano tem superado as expectativas ao expandir, também, a gama de implementos no mercado. “Entendemos a necessidade dos nossos clientes por componentes originais Librelato e, com a Libreparts, damos respostas ágeis por meio de um sistema de vendas inovador e extremamente confiável”, diz.
A implementadora catarinense inaugurou a primeira unidade em julho de 2018. Logo em 2019, já eram três lojas em operação no Brasil, número que pulou rapidamente para oito em 2020 e para 14 em 2021. Em 2022, a Librelato fechou o ano com 21 unidades em operação.
Segundo a empresa, o sucesso obtido com as lojas físicas foi tão significativo que levou a implementadora a investir, a partir de 2022, em outro modelo de venda de peças, os boxes Libreparts. Com uma configuração diferenciada, os boxes são construídos em contêineres e posicionados estrategicamente para atender aos motoristas. Atualmente, esses boxes estão localizados em postos de gasolina, parques industriais e outros locais de grande movimentação e parada de caminhoneiros.
Para o coordenador de vendas e peças da Libreparts, Otávio Devilla, os resultados positivos alcançados nesses cinco anos são reflexo do ambiente diferenciado das lojas, que valorizam o cliente e a experiência de compra. “A rede nasceu para agilizar e tornar mais prático o atendimento ao cliente, por meio da exposição dos itens em prateleiras. É um conceito que, desde o início, o nosso público aceitou muito bem e hoje colhemos os resultados com enorme satisfação”, diz.
Uma unidade de negócios dedicada
Daniel Zilio comenta ainda que, desde janeiro deste ano, a rede se tornou uma unidade de negócios dedicada, com o objetivo de aumentar a agilidade de resposta ao mercado. “As conquistas obtidas nesses cinco anos nos mostram que a segmentação do negócio de peças de reposição com uma atuação independente nos permitirá acelerar ainda mais o crescimento da Libreparts”, explica.
As expectativas são de finalizar 2023 com 28 unidades e continuar sendo uma das maiores redes de distribuição de peças para implementos do país.